Logo Jornal Interação

Medalha Calmon Barreto

19//12/2014- 15:29

PorEditor1

dez 19, 2014

Solenidade de outorga da Medalha Calmon Barreto, realizada pelo Governo de Minas na noite desta última segunda-feira (15), no Tauá Grande Hotel, anfitrionada pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, representando o governador Alberto Pinto Coelho. A prefeitura esteve representada na mesa de cerimônia pelo prefeito Aracely de Paula e vice-prefeita Lídia Jordão.

Foram 10 personalidades agraciadas pela medalha instituída por meio da lei estadual 13.371 de 1999, que de alguma forma se destacaram por suas atuações pelo desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais, contribuindo para o fortalecimento desses segmentos no Estado.

O secretário municipal de Segurança Pública, Élvio Bertoni, foi um dos agraciados. Sua trajetória em Araxá iniciou-se em 1996, atuando por 10 anos como delegado regional de Polícia Civil. Depois, ingressou na política desempenhando a chefia de gabinete no primeiro mandato do deputado estadual Bosco, e recentemente aceitou convite do prefeito Aracely de Paula para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

“É uma honra muito grande receber uma homenagem desse quilate, e uma reflexão para um trabalho futuro, pois aumenta a nossa responsabilidade com a comunidade. Mas isso não nos assusta, pois trabalhamos com prazer, amamos Araxá, somos araxaenses por adoção e estamos felizes com essa homenagem que partiu muito mais de corações de pessoas que estão do nosso lado do que nosso próprio merecimento”, diz o secretário.

No uso da palavra, o prefeito Aracely de Paula destacou esse grande araxaense que foi Calmon Barreto, imortalizado também por meio da medalha que leva seu nome para homenagear personalidades do Estado que contribuem com a cultura e o turismo.

“E nada melhor do que saudar a todos os agraciados com o nome de um grande artista desse país, e em um palco magnífico como o do Grande Hotel. Suas esculturas, sua energia, destacando escravos, índios e a beleza incomensurável da mulher que escreveram a história de Araxá. Deixo um agradecimento especial aos agraciados pela medalha, que prestam seus serviços e sabem valorizar, com muita competência e amor, um trabalho extraordinário que realizam em prol da sociedade. Araxá se engrandece com a homenagem que vocês recebem, por uma mensagem de quem conheceu Calmon Barreto, trabalhou as tradições de Araxá, construiu o seu ateliê na rua, nada cobrou e pagou com a sua arte em pontos estratégicos na saudosa Praça Antônio Carlos”, destacou o prefeito.

A entrega das medalhas a todos os homenageados foi realizada pela secretária Eliane Parreiras e pelo prefeito Aracely de Paula.

Agraciados:

– Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro – Juíza do Trabalho aposentada e Escritora.

– César de Mesquita – Médico.

– Élvio Bertoni – Delegado Geral de Polícia Civil aposentado.

– Emílio César Ribeiro Parolini – Presidente da Federaminas.

– José Eustáquio de Brito – Vice-Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

– Leonardo Bahia Diniz – Economista.

– Lourival Silvestre – Compositor.

– Marcus Paulo Queiroz Macêdo – Promotor de Justiça.

– Renato Zouain Zupo – Juiz de Direito.

– Silvana Melo do Nascimento – Subsecretária de Estado de Turismo.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *