Logo Jornal Interação

Cultura mineira em associação com o hip hop é o tema do novo trabalho da Cia. Fusion de Danças Urbanas, intitulado “Quando Efé”, que iniciou turnê de três meses em outubro. Com base em elementos que vão desde expressões locais até as tradições musicais, religiosas e cênicas do estado, a obra traz questionamentos sobre a relação da sociedade contemporânea com sua memória por meio das danças urbanas. As cidades que já receberam o espetáculo são Ipatinga, Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte e Divinópolis. Araxá encerra essa primeira fase da circulação com apresentação no Teatro Municipal no dia 7 de dezembro, às 20h. Os ingressos custam 10 reais.

“Quando Efé” busca aproximar manifestações que podem, num primeiro momento, parecer antagônicas, mas que convivem de forma harmoniosa em uma cidade como Belo Horizonte: o rap, as danças urbanas e as batidas eletrônicas coexistem com modas de viola, com o congado e os tambores mineiros. A inspiração veio de características culturais de Minas Gerais, como festas, sonoridades e danças tradicionais, o trabalho de ícones das artes cênicas do estado, assim como a cena hip hop da capital. O vocabulário também foi observado, a exemplo da expressão “quando é fé”, que deu origem ao título do espetáculo, e significa “de repente” ou “até que”. A obra, entretanto, transcende a simples tematização ao propor uma reflexão acerca de questões como identidade, tradição, inovação, memória cultural e transculturalismo. Dessa forma, a partir das especificidades da mineiridade, procura-se promover uma discussão universal sobre valores humanos.

A coreografia é uma criação colaborativa dos integrantes, sempre com coordenação de Leandro Belilo, diretor e idealizador do espetáculo, que também atua como bailarino da companhia. Ele foi também responsável pela criação do cenário e do figurino, além de ter participado ativamente da concepção de trilha sonora e da elaboração da iluminação. O elenco conta com outros seis bailarinos: Augusto Rodrigues, Jefferson Siqueira, Jonatas Pitucho, Victor Alves, Wallison Culu e Walmor Calado. A trilha foi composta por Matheus Rodrigues e Isadora Rodrigues, produtora artística e executiva das apresentações, e conta com participação especial do Mestre Negoativo, líder da banda Berimbrown. A orientação de pesquisa ficou a cargo do Professor Doutor Reinaldo Martiniano Marques, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Serviço

Espetáculo “Quando Efé” – Cia. Fusion de Danças Urbanas

Local: Teatro Municipal de Araxá

Apresentação: 7 de dezembro

Horário: 20h

Ingressos: R$10,00 inteira, R$5,00 meia

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *