Logo Jornal Interação

JAYRO ALVES RIBEIRO

       Curso de História – 1998

Identidade:

Jayro Alves Ribeiro é araxaense nasceu, no dia 26 de janeiro de 1940.  De tradicional família é filho do saudoso Senhor Altivo Xavier Ribeiro e Dona Geralda Alves Ribeiro que já comemorou seu centenário como matriarca muito querida. É casado com a professora Norma Lúcia de Melo Ribeiro desde 1966. A família bem constituída, cuja vivência se reflete na formação dos filhos Marina e Frederico. Marina, casada com Marcus, não tem filhos. Frederico, casado com Eloisa, tem duas filhas: Sofia e Elena.

Graduação:

No Bancominas e Banespa, somou 30 anos de atividades bancárias. Residiu em 13 cidades. Em 1974, graduou-se em Economia na Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina (SP). Em 1988, em História, na então FAFI – Araxá. Sua liderança o levou a ser Presidente do Diretório Central dos Estudantes, deixando marcas de suas ações e conduta impecável.

Acadêmico de História:

Na realização de um trabalho acadêmico, quando ainda estudante de Historia, produziu textos que, mais tarde, resultaram em um Manual de Redação. Assim, brincando com as palavras, mas consciente do poder e força expressiva delas, em 1977, publicou dois livros de poemas: Marina e Reminiscências.

Escritor:

Publicou, em 2000, Vade Mecum – Palavras e Expressões Latinas, Caderno de Exercícios e Versos Profanos (Pré- História e Antiguidade) – uma maneira saborosa de conhecer e narrar fatos históricos, somando ciência e criatividade. Em 2002, uma história Indiscreta Finalmente, Cultura Ponto Com, uma pequena enciclopédia, destinada às crianças, com a finalidade de despertá-las para a leitura de bons livros. Em 2003, Um livro de memórias, com várias fotos quando dos noventa anos de sua mãe: Geralda Alves Ribeiro. O restaurador, em fase final, no qual relata alguns episódios da Mitologia Grega, em forma de romance policial.

Editor:

Exerce atualmente a função de editor. Já editou 96 títulos. Ingressou na AAL em 11 de abril de 2002, indicado pelo saudoso acadêmico João Rios Montandon. Espargindo juventude e criatividade, Jayro Alves Ribeiro é, sem sombra de dúvida, um exemplo para as gerações de todas as idades.

Nota da Articulista: Quem convive com nosso egresso, convive com a alegria, com abundante generosidade e simplicidade que promove grandes ações.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *