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“A proposta está sendo estudada por entidades como CDL, ACIA e Sebrae há dois anos.”

O Projeto de Revitalização do Centro Comercial de Araxá, planejado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá, a CDL, Associação Comercial e Industrial de Araxá, a ACIA, e o Sebrae, foi apresentado aos parlamentares e lojistas do Centro da cidade, durante reunião desta última terça-feira (30), na Câmara Municipal de Araxá, Alto Paranaíba.

O consultor Maurício Mansur mostrou aos vereadores a proposta de mudança, que inclui fortalecimento das marcas, melhorias no atendimento, estrutura adequada de serviços e segurança. O modelo de gestão segue o adotado pelas capitais das grandes potências econômicas mundiais e tem o objetivo aumentar a atratividade e competitividade do setor varejista.

“Estamos sentindo o amadurecimento disso. Mas em qualquer lugar é interessante ter unidos os empresários, poder público e a população de maneira geral o benefícios que vão ter. A sociedade é quem mais ganha porque passar ter um local mais agradável pra ir”, explica o consultor Maurício Mansur.

Há dois anos os empresários estudam incrementos no setor que representa mais de 10% da economia local e é o maior empregador do município. Em agosto à comunidade conheceu a ideia, fruto da visita internacional a cidades como Nova Iorque e Londres, e no sul do Brasil. A partir daí foi feita uma pesquisa pelo Sebrae, para traçar os anseios dos consumidores.

Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá, existia a necessidade por parte dos vereadores em conhecer pontos dessa revitalização. “Eles queriam saber como está acontecendo, o que se trata e, para que consequentemente possam aprovar leis que estão na Câmara, e assim criar possibilidade de sair do papel e ser desenvolvido”.

Atualmente três projetos tramitam no legislativo. O primeiro está associado à organização dos ambulantes no centro da cidade. O segundo trata da comunicação das lojas externas através de placas, impondo limite e regras de utilização de faixadas. Enquanto o terceiro se refere à utilização de som em área pública, com propaganda em veículos de publicidade ou nas portas de estabelecimentos, que causem poluição sonora.

Há duas semanas a CDL realizou uma reunião com um grupo de seis lojistas, que vai ser a equipe coordenadora das ações. Segundo o presidente Itamar Machado, as primeiras medidas já serão executadas. “Uma das questões prioritárias é a limpeza. Determinamos a contratação de dois funcionários que vão ficar em período integral fazendo a manutenção do calçadão. Os profissionais serão mantidos pelos próprios empresários. E depois vem a segurança, o layout, que talvez tenhamos que colocar um mobiliário naquela região para dar mais conforto aos clientes”.

Por Editor1

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