Logo Jornal Interação

Aconteceu entre os dias 08 a 14 de setembro, o XI Sul-Americano da Juventude de Xadrez em Montevidéu Uruguai. O evento aconteceu nas categorias sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 (absoluto e feminino).

O xadrez araxaense, Vítor Amorim Froís, que disputou na sub-12 absoluto, esteve presente com o enxadrista patrocinado pela CBMM e AABB, num total de 38 enxadristas representando as federações da Argentina (8 enxadristas), Bolívia (3 enxadristas), Brasil (4 enxadristas), Chile (5 enxadristas), Paraguai (1 enxadrista), Peru (4 enxadristas) e Uruguai (13 enxadristas).

Vítor fez um excelente torneio e terminou entre os três melhores da categoria, com um total de 6,5 pontos em 9,0 disputados. O 3° lugar do enxadrista rendeu não apenas um grande conquista em sua carreira, mas também o Título de CM da FIDE (Candidato a Mestre da Federação Internacional de Xadrez). Uma conquista inédita para historia do xadrez da terra da Beja.

Das 9 partidas disputadas, ele perdeu apenas 1 partida, empatou 3 e ganhou 5. O título ficou para o enxadrista da Argentina Tomas Kapitanchuk que obteve 7,0 pontos e o vice-campeão também foi outro enxadrista da argentina Mauricio Josue Suarez, que obteve a mesma pontuação do campeão, perdendo para ele nos critérios de desempates. Vítor empatou com os dois enxadristas.

Veja a campanha de Vítor:

1ª rodada: Vítor 1 x 0 Jose Appoloni Facundo (Uruguai)

2ª rodada: Jhoan Mollo (Colômbia) 0 x 1 Vítor

3ª rodada: Vítor 0 x 1 Vera S. Pavel (Colômbia)

4ª rodada: Tomas Kapitanchuk 0,5 x 0,5 Vítor

5ª rodada: Vítor 0 x 1 Sebastian Sandoval Blanco (Chile)

6ª rodada: Francisco Rueda Nessi (Argentina) 0 x 1 Vítor

7ª rodada: Vítor 0,5 x 0,5 Cristian Al Martinez Navarro (Peru)

8ª rodada: Gianluca Jorio Almeida (Brasil) 0 x 1 Vítor

9ª rodada: Vítor 05 x 0,5 Mauricio Josue Suarez (Argentina)

Fonte: Academia Araxaense de Xadrez

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *