Logo Jornal Interação

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou solenidade de lançamento do Projeto “Todos contra a Droga: a vida vale mais!”, na última segunda-feira, dia 15, na Associação Comercial  e Industrial de Araxá (ACIA). O projeto conta com o  apoio da Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Araxá (CMDCA)  e ACIA.

Estiveram presentes no lançamento do projeto professoras e diretoras das escolas, representantes de classes, defensores públicos, autoridades locais e representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da sociedade civil organizada.

As drogas são um mal que atinge a humanidade de várias  formas:  a pessoa usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, destruindo a sua própria saúde;  a família da pessoa usuária, que vive um eterno pesadelo pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir a própria vida, em razão de sua dependência química; o Estado, por assistir a sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes;  e também a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas [furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da ação de consumir e traficar a droga].

No lançamento, a gerente administrativa do CONSEP, Marília Fonseca Cerqueira, representando o presidente da instituição, Valter José das Neves,  apresentou aos participantes a proposta do projeto, seus objetivos, os parceiros e importância para a sociedade, além das ações que serão realizadas e as questões de prevenção e combate às drogas, e ainda, divulgação de informações que orientem a prevenção.

Objetivo principal de fortalecer a comunidade escolar, de forma direta, crianças e adolescentes, visando à desconstrução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, formando multiplicadores das ações de prevenção e combate ao uso de drogas e álcool. Farão parte do projeto as Escolas Municipais Aziz J. Chaer, Auxiliadora Paiva e Escola Municipal Leonilda Montandon (CAIC) e a Escola Estadual Loren Rios Feres.  O projeto será desenvolvido em cada escola durante as aulas de ensino religioso, uma vez por semana, no período de oito meses,  para os estudantes do 8º ano.

Palestra

O Projeto “ Todos contra a droga; a vida vale mais” teve na manhã de ontem (18) uma palestra com o Excelentíssimo  Senhor  Juiz da Vara Criminal de Araxá, Dr. Renato Zouain Zupo, que abordou sobre o aspecto jurídicos, sua importância e funções na sociedade, falou com muita propriedade dos males, das conseqüências e a evolução das drogas e da sociedade no mundo globalizado, visando uma prevenção a favor das futuras condições de saúde física, psicológica e social das crianças e adolescentes. A palestra foi direcionada para os alunos  do 8º ano das Escolas Municipais Aziz J. Chaer, Auxiliadora Paiva e Escola Municipal Leonilda Montandon (CAIC) e a Escola Estadual Loren Rios Feres participantes do  projeto.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *