Logo Jornal Interação

   Na tarde do último sábado, dia 30, oTeatro Municipal de Araxá ficou praticamente lotado para  apresentação das atletas  que participarão do Projeto Geração Vôlei realizado pela Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) que entrou com um aporte de R$ 900 mil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Participaram do evento organizadores, gestores do projeto, autoridades, convidados e, em um clima de muita alegria e descontração, atletas e seus familiares eram só sorrisos e satisfação. Fizeram parte da mesa o presidente da AABB e coordenador do projeto Sérgio Borges, Willians Batista, secretário de Esportes da Prefeitura Municipal de Araxá, o vereador Romário do Picolé,  a criadora do projeto, Joice Lisboa, e Rasaina, mãe da atleta Isabela Rosa e a coordenadora do projeto, Maria Bethânia Melo.

   Com objetivo principal de atendercrianças do sexo feminino em risco de vulnerabilidade social para, mediante o esporte, buscar o resgate social de cada uma, o projeto tem um planejamento de curto, médio e longo prazo, oferecendo um trabalho social,visandoa criar talentos e montar um time de voleibol de alto rendimento.

Para esta primeira fase do projeto, duas seletivas reuniram mais de 400 meninas com idades entre 09 e 17 anos, das quais 124 foram escolhidas para iniciarem o projeto.

Há praticamente um mês, os treinamentos já começaram divididos em categorias por idade e disponibilidade de tempo. A motivação éintensa entre as atletas e seus familiares. As aulas acontecem acompanhadas por profissionais especializados e com temas escolhidos e organizados por meio de plano de treinamento, sob o comando de uma equipe multidisciplinar, capacitada para formar atletas de alto rendimento. A coordenação do Projeto Geração Vôlei, em Araxá, é de responsabilidade de Maria Bethânia Melo, profissional especializada em formação de atletas de vôlei, com grande experiência neste trabalho. Maria Bethânia participou de projeto similar na cidade de Sacramento, durante oito anos de muito sucesso. A atleta da seleção brasileira de vôlei, Camila Braitt, é natural de sacramento e fez parte deste projeto, tendo ainda 12 atletas profissionais de vôlei que também saíram deste projeto em Sacramento. A cidade tem hoje mais de 40 títulos entre estaduais, regionais, inclusive com quatro nacionais, algo muito expressivo.

O gerente da AABB/Araxá, Sérgio Borges, no uso da palavra, relatou justamente que o projeto nasceu de um sonho de fazer em Araxá o que foi feito em Sacramento: um projeto vencedor lembrou que o potencial humano a ser trabalhado emAraxá é bem maior que o da cidade de Sacramento. Sérgio chegou ase emocionar quando lembrou da atleta Camila Braitt que veste a camisa da Seleção Brasileira hoje, graças ao projeto em Sacramento . Foi apresentado, pelo idealizador do projeto, um vídeo em que Camila Braitt, vestindo a camisa do Projeto Geração Vôlei, passou uma mensagem de incentivo para todas as atletas presentes.

Sérgio anunciouque uma camisa do projeto autografada por Camila e por todas as atletas da Seleção Brasileira de Voleibol que foi campeã no final do mês passado será rifada com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para uma entidade social de Araxá por meio da venda de bilhetes de rifa desta camisa autografada. A rifa será vendida pelas atletas do projeto, sendo que astrês atletas que mais venderem bilhetes ganharão um kit doado pela  atleta Camila Braitt. A escola da entidade carente será feita por uma enquete feita pelos meios de comunicaçãode Araxá. A expectativa é que se possa arrecadar em torno de 5 a 10 mil reais,de acordo com Sérgio Borges.

O vereador Romário do Picolé fez uso da palavra, passando também uma mensagem de incentivo para as jovens atletas,finalizando com muita genialidade, como forma de incentivar as vendas das rifas dacamisa autografada pelas atletas da Seleção Brasileira de Voleibol. Ele ofereceu, para a atleta que vender mais rifas, um carrinho cheio de picolé, o que gerou muitos aplausosdas  atletas.

Finalizando, fez uso da palavra, representandotodos os pais das atletas, a mãe da atleta Isabela Rosa, Rosaina, que agradeceu aos organizadores do projeto e salientou que todas as atletas participantes não irão sair do projeto apenas sabendo jogar vôlei, “elas irão sair deste projeto como pessoas melhores, fortalecendo  os valores que são trabalhados em casa, vindo ao encontro do que os pais esperam, que é praticar atividades físicas através do esporte,  trabalho, disciplina,  responsabilidade e valores”, declarou.

Além dos treinamentos, o projeto irá oferecer às meninas bolsa auxílio no valor de R$ 150 mensais, acompanhamento médico, psicológico, assistência social e acompanhamento escolar.O Projeto Geração Vôlei é um projeto da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal,e tem o patrocínio da CBMM.

Legenda

Idealizador do projeto Sérgio Borges,

vereador Romário do Picolé,

Rasaina, mãe da atleta Isabela Rosa

Professora Bárbara Borges

Coordenadora do projeto, Maria Bethânia Melo.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *