Logo Jornal Interação

Delta e Tapira também foram beneficiados pelo Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS).

Araxá, Delta e Tapira foram contemplados, com a entrega de ambulâncias de remoção, modelo Fiat Doblô, em evento presidido pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho na última segunda-feira, 23, na Cidade Administrativa. O evento contou ainda com a presença do secretário Antônio Jorge de Sousa Marques, da Saúde. A entrega faz parte do programa Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), Módulo Urgência e Emergência de Suporte Básico.

O SETS é um programa do Governo de Minas, criado em 2005, com o objetivo de integrar os municípios das microrregiões do Estado. Foi planejado para assegurar um dos preceitos fundamentais do SUS, que é a garantia do acesso aos serviços de saúde por meio de transporte eficiente e humanizado. Sendo considerada uma ação prioritária na carteira de projetos estruturadores do Estado, este serviço tem como objetivo:

.             Transportar os usuários do SUS a serviços pré-agendados, incluindo o transporte de material biológico e servidores em atividades estratégicas;

.             Transportar pacientes críticos em urgência e emergência para atendimentos nos pólos micro e macrorregionais do Estado de Minas Gerais.

.             Transportar profissionais de saúde da família para visitas domiciliares.

.             Implantar o Sistema de Monitoramento, a fim de  garantir o rastreamento da frota, com controle do fluxo, da velocidade do veículo, quantidade de pessoas no veículo e da chegada ao destino;

Implantar um Software de Gestão do Transporte em Saúde, para que cada município acompanhe o agendamento das consultas e forneça aos pacientes as passagens no ato da marcação das mesmas.

No que se refere ao transporte de pacientes de Urgência e Emergência, a doação de veículos tipo ambulância de pequeno porte para simples remoção é necessária para evitar que as transferências de pacientes para os polos microrregionais sejam realizadas de forma precária, em veículos inadequados, o que pode elevar o risco de comprometimento da saúde de pacientes já fragilizados.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *