Logo Jornal Interação

MARCIA TIBURI, escritora e filósofa, é a convidada do Sempre Um Papo e do Circuito CBMM de Cultura, em Araxá, para o debate e o lançamento do livro “Filosofia Prática – Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual” (Record). No evento, assim como no livro, a autora mostra como a filosofia pode nos ajudar a refletir sobre nossas decisões cotidianas. O encontro ocorre no dia 20 de agosto, quarta- feira, às 19h30, no auditório do UniAraxá, com entrada gratuita.

No evento, ocorre também o lançamento do “Laboratório de Contos”, atividade que integra o III Festival Literário de Araxá – Fliaraxá, que ocorre no município no mês de outubro de 2014. Em três dias, um seleto grupo de 25 aspirantes a escritores, pré selecionados, participará do “Laboratório de Contos Ambientados em Hotéis”, ministrado por Marcia Tiburi e Evandro Affonso Ferreira. O laboratório consiste em trabalhar o conto como forma literária e – aproveitando a locação no Grande Hotel, lugar marcante na história de Araxá – produzir um conjunto de textos ambientados em hotéis dos mais variados tamanhos e estilos. Posteriormente, os contos devem ser publicados na forma de livro.

No livro “Filosofia Prática – Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual”, Marcia Tiburi explica o que é a ética e como ela pode ser pensada no século XXI, em que as redes sociais, como Facebook e Twitter, nos dão a ilusão de anonimato e ao mesmo tempo abole as fronteiras da privacidade. A fim de provar como a ética pensada por filósofos antigos, como Platão e Espinosa, é relevante nos dias atuais, Tiburi seleciona exemplos de filmes, livros, publicidade, notícias recentes e acontecimentos do mundo político para mostrar como é possível falar sobre temas complexos de maneira que todos compreendam.

“FILOSOFIA PRÁTICA – ÉTICA, VIDA COTIDIANA, VIDA VIRTUAL” (Editora Record) – Formato: 14×21; 320 páginas; R$ 35,00

Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e mestre doutora em Filosofia. Tem diversos livros publicados na área, entre eles Filosofia em comum (Record, 2008) e Olho de vidro – a televisão e o estado de exceção da imagem (Record, 2011). Autora do romance Magnólia (Bertrand, 2005) e de Era meu esse rosto (Record, 2012), finalistas dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom, é colunista da revista Cult e professora de filosofia, tendo ensinado em várias universidades.

Sempre Um Papo Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Com o patrocínio da Iveco, ocorre em Sete Lagoas desde 2009. O projeto já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço:

Sempre Um Papo com Marcia Tiburi

Data: 20 de agosto, quarta-feira, às 19h30

Local: Centro de Convivência do UniAraxá – Av. Ministro Olavo Drummond, 05, São Geraldo

Informações: (34) 3669.2000 – www.sempreumpapo.com.br – Entrada Gratuita

Informações para a imprensa:

Coord. Comunicação – Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 3261.1501

Jornalismo: Letícia Fontes – leticia@sempreumpapo.com.br – (31) 3261-1501

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *