Logo Jornal Interação

Conexão Empresarial trouxe à Araxá, seleto grupo de empresários e políticos para analisarem a situação política e econômica do Brasil

Araxá recebeu, durante quatro dias, o “Conexão Empresarial”, com a presença de um seleto grupo de grandes empresários e políticos do País, que contou com um ciclo de palestras e debates de alto nível, abordando temas relevantes focados na economia, política e desenvolvimento do Estado e do País, com  a participação do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, do ex-governador Antonio Anastasia,  do sócio-fundador e CEO da Quest Invest Investimentos, Luiz Carlos Mendonça de Barros, de Paulo Castellari, da Anglo American, de Luiz Fernando Pires, da MBR, de Fernando Parrado, sobrevivente do acidente de avião nos Andes, de Olavo Machado Junior, da Fiemg, e dos pré-candidatos ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB). O sucesso do evento, muito elogiado pelos participantes, além de toda programação diversificada de todos os dias, foi valorizado pela beleza, imponência e estrutura do Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá. Para Gustavo César de Oliveira, diretor da VB comunicação – promotora do evento, “o Grande Hotel de Araxá  é maravilhoso e comporta perfeitamente a estrutura do evento em todas as atividades, sejam elas de reuniões, palestras, shows, bailes, lazer ou entretenimento. As duas primeiras edições do Conexão Empresarial  foram realizadas na cidade de Tiradentes, e, pelo 3º ano consecutivo, estamos realizando em Araxá, que tem agradado bastante os participantes, e já estamos trabalhando para que, em 2015, Araxá  possa sediar novamente o evento”, afirmou.

Este evento, que a cada ano vem se consolidando, é promovido pela VB Comunicação. O diretor-geral da VB Comunicação e idealizador do projeto, Paulo César de Oliveira, se diz satisfeito por ser apenas a 5ª edição especial com um número crescente de participantes a cada ano. Isso mostra que o objetivo principal de troca de informações com interação entre os participantes vem cumprindo seu papel. Oliveira explica que essa exclusiva edição anual é uma extensão do projeto Conexão Empresarial, almoços-palestras, que já ocorre mensalmente na sede da empresa. “O Conexão Empresarial Especial se transformou no maior e mais importante fórum de relacionamentos do Estado, reunindo empresários, executivos, influentes políticos e formadores de opinião num mesmo espaço”, afirma.

Neste ano, foram quase 400 participantes durante os dias 5 a 8 de junho.

Palestrantes

Com foco no otimismo, o economista da Quest Investimentos, Luiz Carlos Mendonça de Barros, previu crescimento do PIB brasileiro entre 1% e 1,5% para este ano, criticou o governo do PT e apresentou dados que comprovam o crescimento real da renda do brasileiro no período de 1993 a 2010, de 4,7% ao ano, graças ao controle da inflação e influência da explosão da economia chinesa.

Concorrentes ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB)  realizaram o primeiro debate na pré-campanha, ocasião em que tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. Pimentel destacou os avanços e conquistas do Brasil, afirmando que o País não está tão mal quanto prega a grande mídia e os partidos de oposição querem fazer crer, e que Minas Gerais não está tão bem quanto seus governantes divulgam. Ele afirmou que o País tem mantido taxa de crescimento acima da média mundial nos últimos anos e mantido a inflação sob controle e que o Brasil nunca atraiu tantos investimentos estrangeiros. Já Pimenta da Veiga evidenciou os êxitos de Minas nos últimos anos com um crescimento evidente. Pimenta discordou do relato de Pimentel, afirmando os dados de crescimento de Minas Gerais e um grande projeto de transformação econômica e social, defendeu suas convicções argumentando que ouviu relato minucioso dos avanços de Minas Gerais, citados pelo governador Alberto Pinto Coelho, nos últimos três mandatos tucanos no Estado. Ele criticou a situação do Brasil mediante a atitude de seus gestores temendo como acabará o ano de 2014, se com superávit ou déficit na balança comercial, e principalmente com a situação da inflação que aumenta rápido.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, fez a política de elogios aos dois candidatos, justificando que crescimento econômico é consequência de política de qualidade, e a economia de qualidade é feita por um estadista. Minas Gerais sempre brindou o Brasil com grandes lideranças. Quando há vontade e determinação política, as coisas acontecem.

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), enalteceu o VB pela iniciativa de sucesso em realizar o Conexão. Ele apresentou breve relato sobre os números do Estado, alegando que a evolução do PIB de Minas, de 2002 a 2011, foi de 0,7%, enquanto o do Brasil, no mesmo período, foi de -2,3%. O governador falou sobre os investimentos do Estado em educação, segurança pública e infraestrutura, além dos que estão previstos como o rodoanel norte para ligar a BR-381 de Betim a Ravena, por meio de PPP, e o Expominas 2, com capacidade para 4,5 mil pessoas. O governador  destacou os investimentos de 610 milhões de reais em educação profissional de 2006 a 2013, que beneficiaram 221 mil estudantes mineiros.

O ex-governador de Minas, Antonio Anastasia, relembrou momentos históricos do Grande Hotel e aproveitou para criticar o governo federal. “Não temos energia nem transporte, além de outras mazelas que se acumularam. Temos de lutar contra isso. O futuro ainda não chegou ao Brasil, que não avançou na velocidade que gostaríamos. Esse quadro não pode persistir”, salientou Anastasia, que também disparou contra a centralização da arrecadação no governo federal, que fica com 70% do bolo e o poder decisório de onde aplicar estes recursos. “Quanto mais próximo dos problemas, as decisões para resolvê-los são mais céleres, mas Brasília só quer centrar poder, poder e poder”, criticou.

Participaram ainda das palestras o presidente do Negócio Minério de Ferro da Anglo American no Brasil, Paulo Castellari, e  o presidente do Sinduscon-MG e da MBR, Luiz Fernando Pires.

Um momento especial na abertura das palestras do Conexão Empresarial Especial foi a interpretação do Hino Nacional do  Brasil pela cantora Maíra Labanca acompanhada pelo músico Jaime Nascimento.

Diretor da VB Comunicação, Gustavo Cesar de Oliveira anunciou que irá pleitear uma vaga nas eleições em 2014

 

Diretor Geral da VB Comunicação, Paulo Cesar de Oliveira

Governador Alberto Pinto Coelho

Músico araxaense Jaime Nascimento acompanhou a cantora mineira Maíra Labanca na interpretação do Hino Nacional do Brasil na abertura das palestras do Conexão Empresarial

Pré-Candidato ao Senado, ex-governador Antônio Anastasia

 

Emoção, Superação e Milagre

Beleza, charme e ótima estrutura tem credenciado o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá para realização do Conexão Empresarial

Fechando o ciclo de palestras na sexta-feira, 6, no Conexão Empresarial, o Uruguaio Fernando Parrado deixou os presentes no salão Minas Gerais do Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá emocionados e admirados com o relato de sua sobrevivência no acidente aéreo ocorrido em 1972, na Cordilheira dos Andes. Foram 72 dias de muitas dificuldades com temperaturas de 30 graus negativos, sem água e comidas… A única forma de sobrevivência que tinham era se alimentar da própria carne dos companheiros mortos no acidente. O acidente ocorreu quando a seleção de rúgbi de seu país iria jogar no Chile. Das 49 pessoas que estavam na aeronave, apenas 16 saíram dos Andes com vida.  Parrado deixou uma mensagem que realmente mexeu com muitos presentes no salão; ele perdeu sua mãe, uma irmã, além de vários amigos: “Nestas horas, é preciso raspar o verniz da civilidade e fazer coisas que jamais faria; o ser humano é capaz de se adaptar a várias situações extremas, mas é necessário muita força, coragem e determinação”, destacou.

Tomar decisões em situações extremas é muito difícil, e as consequências podem ser incalculáveis. A vida é feita de decisões a todo instante e, por mais simples que pareçam, as decisões  estão a todo momento mudando seu destino, trazendo consequências que podem ser maravilhosas ou trágicas,  afirmou ele definindo sua sobrevivência como milagre e destacando também o fator sorte.

Premiação – Movimento é Assim que se Faz

O Conexão Empresarial de Araxá homenageou, pelo segundo ano consecutivo, 24 personalidades que se destacaram pelos exemplos de boas práticas empresariais e humanas. A iniciativa faz parte do Movimento é Assim que se Faz. Na noite de sábado, 24 personalidades de diferentes áreas como política, economia, saúde, educação e transportes receberam a premiação.A solenidade de entrega dos troféus aconteceu no Salão Estância do Barreiro.

Hors-Concours em Administração Pública e Política Brasileira – Antonio Anastasia, ex-governador de Minas

Liderança Mineira Internacional – Roberto Oliveira Silva, diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC)

Personalidades do Ano – Inovação – Ricardo Vicintin, presidente do Grupo Rima

Personalidades do Ano -Tradição – Presidente da MBR e do Sinduscon-MG

Liderança Política Estadual – Alberto Pinto Coelho, governador de Minas Gerais

Liderança Política Municipal – Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte

Liderança Empresarial de Minas Gerais – Olavo Machado Júnior – presidente da Fiemg

Diversificação e Incentivo a Economia e Negócios – Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, presidente do Ibef Brasil e Minas Gerais

Agroindústria – Roberto Simões, presidente do Sistema Faemg

Comércio e Serviços – Euler Nejm, presidente do Grupo Super Nosso

Construção – Alexandre Veiga, sócio majoritário da Patrimar

Comunicação – Emanuel Soares Carneiro, diretor-presidente da Rádio Itatiaia

Desenvolvimento Econômico – Paulo Castellari, presidente da Unidade de Negócio de Minério de Ferro Brasil da Anglo American

Direito – Luís Cláudio da Silva Chaves, presidente da OAB Minas Gerais

Educação – Sueli Maria Baliza Dias, secretária municipal de Educação

Empreendedorismo – João Doria Jr., presidente do Lide

Esporte – Tiago Nascimento de Lacerda – secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais

Indústria – Pietro Sportelli, presidente da AETHRA Sistemas Automotivos S.A.

Finanças – Gilson de Oliveira Carvalho, superintendente da Fiat Finanças

Responsabilidade Ambiental – Paulo Brant, presidente da Cenibra

Liderança Mineira Nacional – Júlio Delgado, presidente do PSB de Minas

Transportes – Rubens Lessa Carvalho, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano (Sintram)

Boxe

Sobre o evento

O “Conexão Empresarial Araxá” foi criado em 2010, para fortalecer as relações e o conhecimento em almoços-debates, promovidos mensalmente, com a presença das principais lideranças empresariais de Minas e do Brasil, em conferências ministradas por nomes influentes do cenário político-econômico. O sucesso repercutiu e deu origem à Edição Especial do projeto, realizada anualmente, num destino exclusivo e sempre fora de Belo Horizonte, onde os maiores representantes do PIB se encontram para debates sobre a economia brasileira e empreendedorismo num clima de descontração, entretenimento e networking.

Com sambas e bambas, a  cantora Aline Calixto descontraiu o  ambiente

Uma agenda paralela, com diversas atividades, proporcionou momentos de lazer, confraternização, diversão e interação entre os convidados.

O Conexão Empresarial de Araxá homenageou, pelo segundo ano consecutivo, 24 personalidades que se destacaram pelos exemplos de boas práticas empresariais e humanas

Uruguaio Fernando Parrado deixou os presentes no salão Minas Gerais do Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá emocionados e admirados com o relato de sua sobrevivência no acidente aéreo

Ao final, os convidados aderiram ao convite da empresária Érica Drumond para uma demonstração de patriotismo. Todos se juntaram e fizeram uma foto empunhando a bandeira do Brasil, em demonstração de apoio à realização da Copa do Mundo no país, que atrairá turistas estrangeiros. “Estas pessoas precisam ser bem recebidas, como se estivessem vindo para nossas casas”, defendeu Érica.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *