Logo Jornal Interação

   

Entre os dias 6 e 15 de junho acontece a Festa Nacional do Milho (Fenamilho), em Patos de Minas, região do Alto Paranaíba. A 56ª edição da festa terá mais uma vez entre os seus principais destaques o Espaço da Agricultura Familiar e a Agrofena, que têm a participação direta da Emater-MG. A Fenamilho é uma iniciativa da prefeitura e do Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com a Emater-MG e outras empresas da cidade e região. O evento acontece no parque de exposições de Patos de Minas.

   O Espaço da Agricultura Familiar será um local de divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar, sendo coordenado pela equipe técnica de Bem-estar Social da Emater-MG. Um estande irá abrigar cerca de 50 expositores de 15 municípios, com produtos fabricados por pequenos produtores da região. Os visitantes poderão adquirir desde alimentos como queijo minas artesanal, doces, geleias, conservas e biscoitos até peças artesanais do tipo bordados, tapetes e cestos.

“Esse espaço nasceu da necessidade de se divulgar os produtos da agroindústria familiar para o público urbano. São produtos de alta qualidade que se encontravam à margem do mercado consumidor por falta de estratégia de marketing. A iniciativa abriu mercado na região e em outras partes do país”, afirma a coordenadora técnica da Emater-MG em Patos de Minas, Leni Alves de Sousa.

   Outro destaque da Fenamilho será a 4ª Feira do Agronegócio (Agrofena). Evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Emater-MG e demais parceiros, que visa estimular o agronegócio da região. A Agrofena será um espaço onde o produtor rural poderá conhecer, comparar e buscar novas tecnologias. A feira conta com uma linha de análise especial que estará viabilizando os financiamentos. Os produtores interessados devem procurar com antecedência o escritório da Emater-MG para realizar o cadastro e elaboração do projeto técnico que será apresentado às instituições financeira.

“A Agrofena é uma das parcerias que tem dado certo com o Sindicato Rural, pois apenas nos últimos 3 anos foram facilitadas as aquisições de 402 tratores e implementos pelos agricultores familiares da região através do Programa Mais Alimentos. Para otimizar esta ação, neste ano, foi aberto um escritório da Emater-MG dentro das instalações do Sindicato Rural em parceria com o Banco do Brasil, que será exclusivo para as operações de crédito rural”, afirma o gerente regional da Emater-MG em Patos de Minas, Sérgio Glicério

   Um dos destaques da Agrofena será a rodada de negócios nos dias 9 e 10 de junho. A Emater-MG está organizando caravanas com produtores de 24 municípios. A expectativa é que 600 agricultores familiares participem. “Essa é uma boa oportunidade para o produtor fazer bons negócios”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Patrícia Andrade Lopes Burgos.

   A Emater-MG também coordenará mais dois eventos durante a Fenamilho. Um deles é o 37º Encontro Regional da Mulher do Campo. A iniciativa é uma parceria entre a Emater-MG, prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e conselhos de Desenvolvimento Comunitário. O objetivo é promover uma confraternização entre as mulheres do município, a troca de experiências e o debate sobre diversos assuntos, como a saúde da mulher, auto estima e meio ambiente. A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem do encontro.

   Outro evento coordenado pela Emater-MG é o 33° Festival de Pratos Típicos com Milho, realizado no dia 4 de junho, na av. Juscelino Kubitschek, nº2.094, bairro Ipanema. Uma parceria entre a Emater, prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Segundo a coordenadora, Marli Cambraia Gomes de Melo, a ideia é “ homenagear e valorizar a cultura do milho e incentivar o consumo do produto na região”. Cerca de 300 pratos foram apresentados durante o festival. Três serão selecionados como destaque e receberão o troféu Lusmar Costa.

Confira os shows:

Sexta-feira (6 de junho)
Fernando e Sorocaba – Arena
Capital Inicial – Praça Park
Tomate – Trio elétrico
Dj Tikos Groove – Festival de Música Eletrônica

Sábado (7 de junho)
Jads e Jadson – Arena
Ivete Sangalo – Praça Park
Lucas Lucco – Trio elétrico
MMA/Spyzer – Festival de Música Eletrônica

Segunda-feira (9 de junho)
Thalles Roberto – Arena (entrada gratuita)

Quarta-feira (11 de junho)
Chitãozinho e Xóroro – Arena
Luan Santana – Praça Park
Jammil – Trio elétrico
Life Is A Loop / El Baile – Festival de Música Eletrônica

Quinta-feira (12 de junho)
Detonautas – Arena

Sexta-feira (13 de junho)
Anitta – Arena
Gusttavo Lima – Praça Park
Israel Novaes – Trio Elétrico
Ask2Quit/Vacuo Live – Festival de Música Eletrônica

Sábado (14 de junho)
Henrique e Juliano – Arena
O Rappa – Praça Park
Cláudia Leite – Trio eletétrico
DJ Gui Boratto – Festival de Música Eletrônica

Domingo (15 de Junho)
Zé Henrique e Gabriel – Arena (entrada gratuita)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *