Logo Jornal Interação


Posse da diretoria da Federaminas mobiliza mundos empresarial e político

“Queremos consolidar um espaço de atuação política, social e econômica, no âmbito de Minas Gerais, para que as empresas possam prosperar e gerar oportunidades de trabalho e renda, receitas e impostos, de forma a proporcionar a evolução dos indicadores econômicos e sociais no Estado”. A declaração foi feita pelo empresário Emílio César Parolini ao ser empossado na presidência da Federação das Associação Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).

Em seu pronunciamento durante a solenidade, que reuniu no dia 29 de abril, em Belo Horizonte, figuras destacadas dos mundos político e empresarial, o dirigente da Federaminas para o triênio 2014/2016 anunciou uma gestão guiada pela transparência e responsabilidade social na direção do associativismo de resultados. “Buscaremos a valorização do dirigente associativista e do empresário empreendedor”, disse ele, acrescentando que as empresas necessitam de instrumentos que as auxiliem a garantir vantagem competitiva e gestão eficaz de seus processos organizacionais.

Parolini reafirmou o propósito de interação constante com as associações comerciais mineiras para a construção de canal permanente para equacionamento de suas aspirações, em sintonia direcionada para a evolução por resultados. Para ele, esse movimento de trocas contínuas de informações e ideias permitirá ampliar as condições para a participação das lideranças do interior nas decisões em benefício do empresariado mineiro.

Uma das estratégicas anunciadas pelo presidente da Federaminas nas ações voltadas ao crescimento das empresas e da economia mineira será o desenvolvimento de parcerias. Como frentes de sua gestão, Emílio Parolini apontou entre outras a ampliação do projeto do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace), que oferece alternativa viável à resolução de conflitos, o apoio às câmaras da mulher empreendedora, por valorizarem a atuação feminina no âmbito empresarial, e aos conselhos de jovens empresários, que considera importantes como formadores de futuros dirigentes das associações comerciais. Ele destacou, sobretudo, o propósito de oferecer pleno apoio às micro e pequenas empresas, ressaltando a importância da participação do setor no desenvolvimento da economia mineira e do País.

Em seu discurso, Parolini também fez referência à gestão do ex-presidente Wander Luis Silva, dizendo que ele promoveu a solidificação institucional e fortaleceu a credibilidade da entidade ao iniciar a sua interiorização e, assim, conhecer e atender as demandas dos empresários das várias regiões mineiras.

Ao transmitir-lhe o cargo, Wander Luis agradeceu a todos quanto contribuíram com a sua gestão, que, segundo ele, sustentou-se em três pilares básicos -a interiorização, a internacionalização e a aquisição da sede própria.

Mensagens – Diversas autoridades se manifestaram no evento de posse. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery – que representou o governador Alberto Pinto Coelho -, destacou os avanços que Minas Gerais vem alcançando em diversas áreas, graças, segundo ele, a um planejamento que leva em conta a competitividade, através de várias medidas que concorrem para atração de vultosos investimentos, que em 2014 devem somar mais de R$ 14 bilhões. Nery – ex-vice-presidente da Federaminas e ex-presidente da AC de Uberlândia – destacou a logística avançada para o desenvolvimento de que o Estado dispõe, ressaltando o projeto de Parceria Público-Privada (PPP), que está sendo certificado na Inglaterra como o melhor do mundo. Em nome do Governo mineiro, assegurou apoio à gestão do presidente Emílio Parolini.

Em saudação a Parolini, o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriano do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro, fez referência à responsabilidade social do empresário, como gerador de emprego e renda e, assim, promotor de desenvolvimento. Desejou ao novo presidente da Federaminas sabedoria e condições para conduzir o empresariado na direção do progresso, sem descuidar da solidariedade com os que necessitam de apoio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, cumprimentou o presidente Emílio Parolini e ressaltou a parceria da ALMG com a Federaminas. O parlamentar lembrou a participação destacada da entidade na campanha do Legislativo mineiro em prol de mais investimentos do governo federal na área de saúde, através do movimento “Assine + Saúde”, contribuindo para que Minas Gerais contribuísse com um milhão de assinaturas no projeto de lei respectivo. Ele se referiu ao comprometimento da Federaminas com o desenvolvimento, e disse que belo futuro aguarda Parolini na condução da entidade.

Em nome do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dorneles Cairoli, manifestou os cumprimentos da entidade o seu diretor-financeiro, George Teixeira Pinheiro, que destacou a capacidade do presidente Emílio Parolini de liderar os empresários mineiros. Ele aproveitou a ocasião para lembrar o posicionamento do empresariado nacional, reunido em recente fórum da CACB, em defesa da realização de reformas fundamentais ao País, como a reforma política e, principalmente, a reforma econômica.

Sociais – No evento, iniciado com a execução do hino nacional, o público se emocionou com homenagem ao presidente Emílio Parolini prestada pelos seus familiares, e com apresentação do cantor gospel David Quinlan. Ao final, coquetel reuniu autoridades, os novos dirigentes da entidade e convidados, com apresentação musical.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *