Logo Jornal Interação

Usando bem ninguém fica sem: Saiba como  economizar na hora de limpar sua casa

O acesso à água potável pode ser a diferença entre a vida e a morte. Da água dependem a vida humana, a produção de alimentos, a atividade pecuária, a precaução contra doenças, entre outros aspectos para os quais ela é fundamental. Mas muitos ainda não sabem usar esse bem natural. Para conscientizar a população no Dia Mundial da Água comemorado no último dia 22 de março, a Polícia do Meio Ambiente realizou blitz educativa com distribuição de fôlderes educativos para  preservação dos nossos recursos hidrícos. No mundo, 97% dela está na forma salgada e apenas 3% é doce. Desses 3%, somente 0,5% está disponível para consumo e os outros 2,5% estão na forma de gelo.  Água e energia estão intimamente relacionadas e interdependentes. A geração e transmissão de energia requer o uso de recursos hídricos, especialmente para energia hidrelétrica, energias nucleares e térmicas. Por contraste, cerca de 8% da produção total de energia é utilizada para bombear, tratamento e transporte de água de vários consumidores.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia para que todos colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Em 2014, o sistema das Nações Unidas – em estreita cooperação com os Estados-membros e outras partes interessadas – estão se concentrando coletivamente sobre o eixo água-energia, para abordar as desigualdades, especialmente para o “bilhão de baixo”, que vivem em favelas e áreas rurais empobrecidas e sobrevivem sem acesso a água potável, saneamento adequado, serviços de alimentos e energia suficientes.

Separamos algumas dicas para você economizar a água na sua residência:

– Reaproveite a água utilizada para a lavagem de roupa na limpeza de outras partes da casa (como o quintal);
– Fique de olho em possíveis vazamentos;
– Adote o hábito de limpar as calçadas com a vassoura (usar a mangueira pode desperdiçar por volta de 279 litros de água!);
– Vai lavar o carro? Use balde e pano;
– Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
– Acumule roupa suja e lave tudo de uma só vez. Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
– Não deixe a torneira aberta o tempo todo durante o banho, na escovação dos dentes e ao se barbear;
– Utilize regador para molhar as plantas e evite o uso da mangueira (que desperdiça muita água);
– Hoje em dia, existem descargas econômicas para vasos sanitários. Utilize-as sempre que possível.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *