Logo Jornal Interação

O Deputado Estadual Bosco esteve em audiência no último dia 25, com o Secretário de Saúde, o Deputado Federal Alexandre Silveira, para reiterar sua indicação feita no ano de 2013,visando incluir Araxá e região no programa do Governo de Minas “VER MINAS”.

O objetivo do programa é realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas para diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares em pessoas acima de 50 anos. Serão investidos no programa cerca de R$ 24 milhões por ano.

O atendimento, é realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica, que irão percorrer o Estado para levar assistência à população. As unidades têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3,2 mil exames e 250 cirurgias e contam com médicos oftalmologistas especialistas.

Para ter acesso ao atendimento, o cidadão, com idade superior a 50 anos, deverá apresentar o Cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares. Caso seja identificada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado, no mesmo dia, para realizar o procedimento e no final, recebe uma bolsa, contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Antes de ser liberado, é agendado os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo para 30 dias.

Com a iniciativa, o Governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira que estão dentro da faixa etária priorizada pelo programa. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo e está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de 4 milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *