Logo Jornal Interação

 

A Justiça recomendou à Prefeitura Municipal de Araxá, através da portaria 001/2014, o fechamento do Parque do Cristo, que já foi uma das atrações turísticas da cidade. A recomendação é para que a Administração Municipal feche e mantenha fechado e vigiado o local. A portaria dá a possibilidade de manter o Parque do Cristo aberto, desde que seja mantida segurança no local que impeça quaisquer eventos sem autorização governamental por lá, bem como a utilização ou venda de bebidas alcoólicas e que seja impedida através de vigilância ostensiva a utilização das dependências internas do parque para o uso ou tráfico de drogas.

A portaria é assinada pelo juiz Dr. Cláudio Brasileiro, que está substituindo o Dr. Renato Zupo, que está de férias, nas Varas Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Araxá. Foi o Dr. Renato que teve a ideia dessa portaria. De acordo com o documento datado do último 7 deste mês, o Parque do Cristo está sendo palco de um enorme número de eventos clandestinos realizados por adolescentes, com intenso consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas. Nenhum desses eventos contou com a autorização judicial para ingresso e permanência de menores de 18 anos e nem autorização do município e Corpo de Bombeiros ou notificação da Polícia Militar.

A portaria determine que a Prefeitura de Araxá, na pessoa do prefeito Jeová, e a Polícia Militar sejam notificadas sobre a recomendação da Justiça. Na cópia que me foi enviada dessa portaria judicial estão anexadas fotos de uma rede social que mostram eventos realizados recentemente por adolescentes no Parque do Cristo. São imagens que mostram menores de idade consumindo bebidas em eventos de rock realizados naquele local. Até um bebê aparece no meio da bagunça. Uma das imagens mostra um anúncio colocado no Facebook de um evento de rock marcado para acontecer no Parque do Cristo nos dias 1º e 2 de março. Certamente, agora, esse evento não vai ser realizado.

O Parque do Cristo está completamente abandonado há anos pelo Poder Público e de ponto turístico se tornou a vergonha da cidade. Recentemente recebi a visita de familiares que não vinham a Araxá há seis anos e eles foram visitar no Parque do Cristo. Na visita eles foram perseguidos por pessoas que estavam lá usando ou vendendo drogas e ficaram assustados. É triste saber que aquele restaurante com vista panorâmica que frequentei várias vezes se tornou uma boca de fumo com vista privilegiada para as viagens dos “noiados”. Tudo por culpa da omissão das autoridades que deveriam zelar por aquele bem público construído com o dinheiro dos araxaenses.

A recomendação de fechar o Parque do Cristo, feita pela Justiça, é uma medida extremamente necessária para proteger as crianças, adolescentes e jovens que estão expostos a todo tipo de perigo nos eventos clandestinos realizados naquele local. Vários menores de idade fumam, bebem e se drogam nas dependências do parque durante esses eventos. Infelizmente aquele local não é mais ambiente para pessoas de bem. Resta saber agora se o Governo Municipal vai cumprir a recomendação da Justiça e fechar o Parque do Cristo mantendo o local vigiado ou manter uma vigilância efetiva no local impedindo eventos clandestinos e o tráfico de drogas.

Caso o prefeito Jeová resolva não seguir a recomendação das Varas Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Araxá, o Ministério Público será comunicado da omissão improba do município para que tome as medidas cabíveis, que certamente será mais uma ação de improbidade administrativa contra o chefe do Executivo. Parabéns aos juízes Dr. Cláudio Brasileiro e Dr. Renato Zupo por se preocuparem com as crianças, adolescentes e jovens que são o futuro da nossa cidade e tomarem uma providência em relação a um local que um dia já foi um dos principais pontos turísticos de Araxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *