Logo Jornal Interação

Na sua 23ª edição, o Encontro Sesi de Artes Cênicas encantou o público com atrações de muita qualidade, totalmente gratuitas

Sob o tema “Arte que transforma o mundo, mundo que transforma a arte”, desde o dia 26, com encerramento hoje, sexta-feira, dia 1º de novembro, o Encontro Sesi de Artes Cênicas está apresentando variadas atrações, entre espetáculos de palco e rua, oficinas, intervenções e shows. As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Sesi Araxá, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na praça do Teatro Municipal.

Para o curador Juarez Guimarães Dias, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas possibilitou, ao público de Araxá e da região, conhecer importantes espetáculos do cenário artístico brasileiro. “Com o festival, trazemos, ao interior mineiro, relevantes peças, que geralmente se apresentam em capitais de todo o Brasil. Essa descentralização da cultura reforça o aspecto transformador que tematiza esta edição. Além disso, espetáculos locais ganham força e espaço na cena teatral”, destaca.

Há mais de 20 anos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional. “Temos o compromisso de levar a cultura, em todas as suas formas, para a sociedade. Em parceria com a CBMM, que participa do projeto desde o início, a indústria possibilita – não apenas aos industriários e às suas famílias, mas a toda a comunidade da região – a oportunidade de viver e respirar as expressões culturais de forma integral”, destaca o gerente de cultura do Sesi MG, Thiago Maia.

Ele também ressalta, ainda, a importância do evento como espaço catalisador de novos talentos. “O 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas surgiu em 1990 e já é um patrimônio da cidade, como uma demanda do Sesi com a CBMM, para trazer cultura, com apresentações de grupos e artistas que participaram de outras edições como espectadores e que hoje voltam como expoentes artísticos. Isso revela os efeitos gerados, a partir da iniciativa, na comunidade”, completa.
O Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado todo esse tempo, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade. Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos, estimulando melhor qualidade de vida e de trabalho dos funcionários e colaboradores da indústria, do Sistema FIEMG/ SESI/ SENAI e dos habitantes de Araxá e da região.

“Foi um evento muito interessante, onde se pode observar as diversidades da arte. Um evento que pode ensinar cada valor que a arte tem para o telespectador”, comentou a estudante Andressa Faria.

O evento é uma realização do Sistema Fiemg, por intermédio do Sesi MG, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto.

Confira parte do que o público pode assistir durante o Encontro SESI

– Conferência: “Arte que transforma o mundo/ Mundo que transforma a Arte” – Prof.ª Mara Greide de Carvalho – Unidade SESI Araxá

– O espetáculo “Música de brinquedo” – Pato Fu – Teatro SESI Araxá

– “Subo para não esquecer o que de baixo já não consigo ver” – Carabina Cultural

“Sem limites pra sonhar”

– “O morro do pássaro falante” – Casa do Beco

“Corpo de Baile” – Sesi Uberlândia

– “O cachorro de três pernas” – Cia. Uno

– “O menino azul” – Grupo Matraca

– “Gerais de salão” Araxá Dance Company Dança

– “Ludy Rocha”

– “Pequenos atos de rua” – Grupo Primeiro Ato

– “Grupo de Dança” – SESI Araxá

– “O homem travesseiro” – Com Tonico Pereira, Ricardo Blat, Miguel Thiré e Bruce Gomlevsky

– “Tarcísio Moura Blues e Afins”

– “O ano em que virei adulto” – ZAP 18

– “Dialética Baiana”

– “Baile Black Soul” – DJ Black Josie

1º/11 – Sexta-feira (hoje)

17h – “Fábulas errantes” – Cine Horto Pé na Rua – Praça do Teatro Municipal

20h – “Pedro Morais” – Fundação Cultural Calmon Barreto

21h – “O líquido tátil” – Grupo Espanca! – Teatro SESI Araxá

22h – Show de encerramento: “Road Runner” – Fundação Cultural Calmon Barreto

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *