Logo Jornal Interação

O skatista Marcelo Gervásio Silva, 52 anos, mais conhecido por Marcelo Pedal Verde, passou pela cidade de Araxá no dia 18, rumo à sua cidade natal, Rio de Janeiro. Ele é filho de Agostinha Gervásio Silva (bailarina de teatro) e Hélio Silva (cineasta). Ele viaja desde o ano de 2004, de skate, pelas rodovias do Brasil. Depois da morte de seu pai, no ano de 2004, em razão de um grave problema de saúde, Marcelo prometeu que faria uma volta ao mundo, de skate, em sua homenagem.

   A história de Marcelo com o skate começou cedo. Aos três anos, ele ganhou o primeiro modelo de skate, de seu irmão, e foi amor à primeira vista. Após o primeiro grande tombo, ele percebeu que nunca mais abandonaria seu “carrinho”.

   Do asfalto, Marcelo foi para o mar. Praticou surf e se tornou fabricante de pranchas, razão pela qual tem uma fábrica de surf/skate. Também praticou outros esportes, como paraquedismo e ciclismo, que foi o que originou seu apelido, Marcelo Pedal Verde. “Fiquei com esse apelido porque andava de bicicleta e meu pedal estava sempre cheio de mato”.

Sua mãe lhe deu a ideia de equipar uma bicicleta para fazer a homenagem ao seu pai, mas veio o revés: durante a montagem da bicicleta, ele acabou cortando a mão. Depois do acidente, Marcelo deixou o plano de lado e achou melhor construir um skate, sua antiga paixão.

A sua primeira aventura no Brasil foi do Rio de Janeiro a Goiás, percorrendo 2.327 km em 45 dias, tendo percorrido 51 km ao dia. Ele já passou por 24 Estados brasileiros. O skatista já percorreu a América do Sul, totalizando 33 mil km rodados.

Marcelo é o atual recordista mundial de skate e fundador da mais nova categoria do skate mundial, o HS TOUR, que irá para sua segunda edição no ano de 2014, junto com a primeira volta ao mundo de skate, passando por 81 países, 5 continentes e totalizando 55 mil km rodados, ao longo de 4 anos. A jornada começa após a Copa do Mundo de 2014. “Devo saltar na África do Sul. De lá, percorrer o continente africano, entrar na Ásia e ir até a China, depois pego um avião para o Alaska. Então sigo para atravessar a América do Norte até a costa leste dos Estados Unidos, onde embarco de novo, dessa vez, para a Europa”, falou o skatista.

Marcelo nos disse que pode percorrer até 180 km/dia, mas trajetos normais ficam entre 70 e 110 km ao dia, com 9 horas de esforço diário, com consumo calórico de 6.000 a 9.000 calorias, com cardápio à base de frutas, carboidratos e proteínas.

   Para o aventureiro, a palavra-chave de toda a história que ele vive hoje é foco. Segundo ele, sem isso, a primeira dificuldade pode te derrubar em qualquer coisa que você possa fazer. O skatista fez questão de ressaltar que vive o momento mais feliz de sua vida, fazendo algo que nunca imaginou. “Acho que essa aventura também quebra aquele paradigma da sociedade de você ter que se casar, trabalhar, ter filhos. Eu estou pela aventura. Também acredito que os sonhos podem ser realizados. Por mais difíceis que sejam, por mais estranhos que pareçam, e essa aventura é prova disso”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *