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11 de agosto de 2020 – 18:11 |

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ALIMENTOS IDEAIS PARA A VISÃO

Existem diversos alimentos que melhoram a capacidade de enxergar e ajudam a combater problemas como glaucoma e degeneração macular.

É fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A,C e E, ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. A falta de alguns desses nutrientes pode ocasionar problemas oculares como acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia ( sensibilidade à luz ) e cegueira noturna.

Para melhorar a visão, basta fazer algumas alterações nos seus hábitos alimentares. Uma alimentação regrada e equilibrada é uma poderosa arma para manter a boa função dos olhos.

Alguns exemplos:

PEIXES

Peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ricos em ômega 3, gordura essencial para a saúde ocular, e melhoram inclusive a secura nos olhos. Além disso, são excelentes fontes de ácidos graxos e vitaminas A,B,D e E. Com a ingestão desses nutrientes que estimulam a boa circulação sanguinea, todas as estruturas oculares, especialmente a retina, recebem bastante oxigênio, possibilitando a visão saudável dos olhos.

FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Ricos em vitaminas e sais minerais, as frutas, legumes e verduras de pigmentação amarela e verde são fontes de carotenóides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por  nos permitir enxergar cores. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, mamão papaia, tangerina, brócolis e couve. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, amoras e cerejas, são alimentos antioxidantes, e, portanto, combatem os radicais livres, sendo fontes de vitamina C e de flavonóides. Estas previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.

OVOS

A gema do ovo contém substâncias como a luteína e a zeaxantina, que protegem a mácula lútea, que é muito sensível  aos raios ultravioleta. Essas substâncias proporcionam também melhora em indivíduos que possuem catarata e previnem a degeneração macular, que pode levar à cegueira. Segundo um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, consumir de dois a quaqtro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos.

ALHO, CEBOLA, MANJERICÃO E ORÉGANO

Ricos em cálcio, fósforo e vitaminas B e C, possuem ação contra os micróbios e vírus. Agem também como dilatadores dos vasos sanguineos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo desta forma contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

AZEITE VIRGEM

Rico em ômega 3, o azeite virgem previne contra degeneração macular. Segundo o estudo publicado na revista Archives of Ophtalmology, recomenda-se que seja ingerido 100 ml de azeite por semana a fim de se prevenir ou reduzir a doença.

Enfim, embora alimentos e suplementos alimentares ajudem a reduzir os riscos de doenças relacionadas aos problemas de visão, é essencial que se tenha um acompanhamento contínuo com um especialista . Afinal, só ele poderá indicar a melhor forma de tratar e cuidar da sua visão.

DR. Humberto Porfirio – Oftalmologista

Associado do Conselho Brasileiro de Oftalmologia ( CBO )