Logo Jornal Interação

Secretário de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro, afirma que servidores terão recomposição salarial e setor da educação terá reajuste.

A Prefeitura de Araxá e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) fecharam um acordo para o fim das negociações da Data-Base do Funcionalismo Público 2013. A administração municipal fará uma proposta concreta de recomposição salarial para o quadro geral de servidores e um reajuste salarial para os profissionais da rede municipal de educação até a próxima sexta-feira, dia 26.

As entidades representativas da categoria já marcaram uma Assembléia Geral Unificada para o próximo dia 30, terça-feira, às 18h30, em local a ser definido. A reunião entre a Comissão Patronal e a Comissão dos Trabalhadores aconteceu nesta terça-feira, dia 16, e também contou com as presenças do Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro, e dos vereadores Marcílio da Prefeitura e Romário do Picolé.

De acordo com o Alex Ribeiro, a prefeitura apresentará uma proposta concreta para os servidores. “Estamos finalizando um estudo para apresentar os valores. Não vamos falar em percentual agora, pois a responsabilidade de apresentar esses dados é minha, quem responderá judicialmente, caso os valores ultrapassem o limite de responsabilidade fiscal, também é minha. Portanto, vamos finalizar o nosso estudo para apresentar os valores no próximo dia 26 de julho. Tudo será feito dentro das nossas condições financeiras. Também vamos aproveitar a Data-Base para ajustar do quadro de funcionários do município. A reforma do estatuto do servidor Lei 1288/74 e 2360/90 serão acopladas as ações do município com uma comissão formada pelo sindicato para acompanhar todo processo de elaboração e votação. O piso nacional dos profissionais da educação também será respeitado pelo município dentro de todo o quadro existente. Além disso, vamos conceder a correção do salário dos demais servidores e o reajuste do cartão alimentação”, ressaltou o secretário durante a reunião.

Segundo o presidente do Sinplalto, Hely Aires, o pagamento retroativo a maio, mês da Data-Base dos Servidores Municipais, também é uma exigência da categoria. “A Data-Base é uma conquista do servidor, uma conquista garantida por lei e a categoria não abre mão do pagamento retroativo. Já estamos negociando há quase 80 dias e acredito que essa reunião será fundamental para chegarmos a um acordo. Aprovamos um calendário para finalizar a negociação e os servidores serem beneficiados com os reajustes no pagamento do salário referente ao mês de agosto. Vamos realizar mais três reuniões para finalizar o modelo do projeto de lei que será encaminhado para a Câmara Municipal, contendo os valores dos reajustes”, explica o presidente.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *