Logo Jornal Interação

Gestores escolares, professores e alunos das redes municipal, estadual e particular estiveram presentes no auditório da Associação Comercial (Acia).

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) lançou o projeto “Conservação das Florestas: Bioma do Cerrado”, tema escolhido da mineradora para se desenvolver dentro do programa de Educação Ambiental de 2012. A solenidade realizada no auditório da Associação Comercial (Acia) nesta segunda-feira, 12, reuniu gestores escolares, professores e alunos das redes municipal, estadual e particular estiveram presentes na solenidade.

O tema escolhido tem como objetivo mobilizar os alunos e professores a respeito da importância do meio-ambiente promovendo o conhecimento sobre a conservação das florestas do bioma cerrado, estimulando o protagonismo escolar no desenvolvimento de experiências pedagógicas em educação ambiental.

O projeto ainda prevê realização de mini-cursos de Educação Ambiental e Sanitária, capacitação dos monitores do programa de Educação Ambiental, visitas monitoradas ao Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) da CBMM, dentre outras atividades. Em um primeiro momento da solenidade de lançamento, alunos de cerca de dez escolas apresentaram paródias, peças teatrais e redações feitas desse projeto no ano passado.

“É importante participar desse projeto porque ele é bom para o futuro da gente mostrando a conservação das florestas, o aprendizado em relação a natureza. Daqui há alguns anos que vou ficar adulto, é fundamental que as nossas florestas não fiquem tão desmatadas”, argumentou o aluno Ryan Borges Aguiar, de 10 anos, do 4° ano da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães que foi terceiro colocado no concurso de redação do ano passado pelo projeto da CBMM.

De acordo com a coordenadora do projeto de Educação Ambiental da CBMM, Laura Teodoro, o mais importante dessa ação é o diálogo que está sendo estabelecido com a comunidade por meio das escolas e dos parceiros. “Na busca de um entendimento, de um conhecimento comum, que é sobre a nossa região, sobre o nosso ecossistema e o lugar onde a gente vive. São 28 escolas, cerca de 1800 alunos e oitenta professores. Nós vamos ser os interlocutores, com certeza, desse diálogo da criança com o meio-ambiente”, disse a coordenadora.

A apresentação de resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos será feita no 2° Encontro de Educação Ambiental e Sanitária nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro. “O mais importante é o diálogo dessas instituições todas envolvidas neste mesmo fim; que é a educação ambiental. A CBMM se organiza, tem essa ajuda de todas as instituições. Nós estamos no 21° ano de educação ambiental, ano passado, fizemos 20 anos privilegiando o ensino ao meio-ambiente”, finalizou.

Programa de Educação Sanitária

Nesse mesmo dia, o Programa de Educação Sanitária, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Secretaria Municipal de Educação, também foi lançado na Acia. Neste programa, são inseridos os Projetos Sanitaristas Mirins e Sanitarista Juvenil que disponibilizam informações sanitárias agropecuárias, visando promover mudanças nos professores, alunos e familiares favorecendo novas condutas no que se refere à sanidade animal, vegetal, segurança alimentar e conservação ao meio-ambiente. A solenidade contou com a presença da gerente estadual do Programa de Educação Sanitária, Maria Elisabeth Rios de Resende.

Em Araxá, o projeto Sanitaristas Mirins começou a ser desenvolvido em 2007. No ano de 2012, vai estar presente em cinco escolas rurais de ensino envolvendo 95 alunos do 5° ano. Neste projeto, alunos e professores recebem material didático do IMA como o livro “A Educação Sanitária no dia-a-dia dos alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola”, DVD com palestras educativas para o treinamento e manual do professor, pastas, blocos, folderes, etc desenvolve uma série de atividades durante o ano. “A novidade nesse ano é a entrada de uma escola na zona urbana, a Escola de Aplicação Lélia Guimarães, que pediu a sua presença no projeto e foi atendida”, completou a coordenadora do programa do IMA em Araxá, Roseli Maria Bárbara Magalhães.

Essas mesmas seis escolas municipais da zona rural participam também do projeto Sanitarista Juvenil. Em Araxá, ele é destinado para os alunos do 6° ao 8° ano. Temas como a produção animal e agrícola sustentável, preservação ambiental e segurança alimentar são abordados com o objetivo dos alunos repassarem os conhecimentos adquiridos a toda a comunidade escolar. “Os educadores ficaram muito satisfeitos com o conteúdo. Nós estamos lançando hoje (12) mais uma edição do programa esperando que os alunos tomem conhecimento dessa conscientização rural”, colocou a coordenadora.

Segundo a diretora da Escola Municipal Antônio Augusto de Paiva, Cordélia Veloso, é importante repassar esses princípios de conscientização do meio ambiente também para as crianças que vivem na zona rural. “São crianças que já participam de uma estrutura rural e, com isso, elas já tem uma conscientização, um aprendizado aplicado em sua própria vivência. Nós temos um projeto imenso que se faz todo ano e abrange toda a escola e reúne toda a comunidade”, comentou a diretora.

A apresentação dos trabalhos dos alunos de seis escolas da zona rural será feita, juntamente com o projeto pertencente ao programa de educação ambiental da CBMM, nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro.

Em 2012, o programa de Educação Sanitária pretende envolver 19.987 alunos e professores em todo o Estado.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *