Logo Jornal Interação

Seis diretores de Araxá participaram do encontro organizado pela Secretaria de Estado de Educação – Reinventando o Ensino Médio – no MINASCENTRO, em Belo Horizonte.  A abertura do encontro contou com a presença do governador AntônioAnastasia e dasecretária de Educação, Ana Lucia Gazola. Oevento contou com a presença demais de 2.500 diretores, além de analistas e inspetores.

O projeto “Reinventando o Ensino Médio” iniciou-se em 2012, em apenas 11 escolas como projeto pilotoe, em 2013, ampliou para 130 escolas. Em 2014, todas as escolas de Ensino Médio de Minas Gerais estarão “Reinventando o Ensino Médio”. O grande objetivo do projeto é a criação de um ciclo de estudos com identidade própria, melhores condições de prosseguimento nos estudos e a empregabilidade dos estudantes. É a ressignificação da escola pública de Minas Gerais.

O projeto assinala a importância do acesso ao conhecimento como condição para o exercício pleno da cidadania. Com a implantação do projeto, a escola e os alunos terão a oportunidade de escolheremqual a área profissional que almejam seguir e que despertem o interesse dos estudantes. A SEE oferece dez áreas profissionalizantes: Comunicação Aplicada, Estudos Avançados: Linguagens ou Ciências,Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Tecnologia da Informação, Turismo, Saúde Familiare Coletiva,   Estudos Avançados: Humanidades e Artes, e Desenvolvimento Agrícola e Sustentabilidade. A escola pode escolher três áreas paraimplantar, e o aluno escolhe uma das três para cursar. É a oportunidade de que o jovem precisa e que merece para ingressar no mercado de trabalho.

As diretoras das escolas Armando Santos [Antonia], Dom José Gaspar [Cristina Cunha], Loren Rios [Carmen Durão], Prof. Luiz Antônio [Zulma], Rotary [Lorena] e Vasco Santos[Cristina Barreto] ficaram em Belo Horizonte de 20 a 23 de maio, retornando a Araxá com o compromisso de repassaremà comunidade escolar todas as informações sobre o projeto e iniciaremo processo de discussão para a escolha das áreas que serão oferecidas aos alunos. Apenas a escola Dom José iniciou o projeto neste ano, já tendo escolhido as três áreas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *