Logo Jornal Interação

O evento vai reunir mais de 70 países em Belo Horizonte no mês de setembro. Espaço Café Brasil e reunião de 50 anos da OIC são as principais atrações.

O Governo de Minas promoveu nesta terça-feira (26), em São Paulo, mais uma etapa do lançamento da Semana Internacional do Café. O evento será realizado em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro, no Expominas, e vai receber a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à cafeicultura.

Empresários, cooperativas, secretários de agricultura, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e jornalistas se reuniram no Espaço Minas Gerais, na capital paulista, onde assistiram a uma apresentação sobre a Semana Internacional do Café, que será um dos maiores eventos mundiais do setor em 2013. Na semana passada, também foi realizada em Belo Horizonte uma entrevista coletiva para a imprensa sobre o evento.

A Semana Internacional do Café se insere nos esforços de internacionalização do Estado, empreendido pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo. A Semana Inernacional é promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a OIC, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) – principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae-MG – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

“Apesar de ser realizada em Minas Gerais, a Semana Internacional do Café é um evento de todos. Estamos convidando os estados envolvidos com a produção de café a participar, já que o Brasil é o maior produtor mundial de café”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento. Este ano, o Brasil irá produzir cerca de 50 milhões de sacas de café, a metade em Minas Gerais.

Organização Internacional do Café

Uma das atrações da Semana Internacional do Café será a reunião que comemora os 50 anos da OIC. Os encontros da OIC são tradicionalmente realizados em Londres, sede da organização. Na reunião de 50 anos em Belo Horizonte, centenas de delegados de 70 países irão para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.

Segundo o diretor-executivo da OIC, Robério Silva, presente ao evento de lançamento, um dos objetivos é trazer também para Minas os grandes traders e torrefadores. “Vamos sair da reunião de 50 anos da OIC com um entendimento sobre sustentabilidade e sustentação de preços para o produtor”, afirma.

A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) discutem as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolvem as políticas e soluções apropriadas.

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, “a promoção de um evento como este vai fazer com que a produção nacional e mineira busque melhorar seus produtos, melhorar o preço e a imagem para o mundo. A Semana Internacional vai mostrar o que somos capazes de fazer, com qualidade que agrada a todos os consumidores mundo afora”.

A exportação de café por Minas Gerais em 2012 movimentou US$ 3,8 bilhões. É o principal produto da pauta de exportações do agronegócio mineiro. Minas também é o principal exportador de café do Brasil.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *