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Prefeitura de Araxá lança nova logomarca

22 de janeiro de 2021 – 17:16 |

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Dois mil documentos perdidos à disposição dos seus respectivos donos

Apesar de a Central de Documentos Perdidos de Araxá procurar donos de cerca de 2.000 documentos, muitos ainda não sabem que a cidade tem o serviço disponível no Museu do Legislativo.

Em Araxá, desde junho de 2011, uma Central de Documentos Perdidos funciona com uma difícil missão, encontrar os donos de cerca de 2.000 documentos perdidos. Muitos na cidade não sabem onde fica e até mesmo como proceder quando se perde um documento. A primeira coisa que você deve fazer é ir à delegacia e registrar o boletim de ocorrência (B.O.). Essa será a sua garantia, caso precise utilizar o documento antes de ter chegado a segunda via.

Além disso, você deve comunicar ao seu banco e fazer um alerta de roubo e furto dos documentos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa. Essas etapas são muito importantes para se evitarem fraudes com seu nome. A comunicação ao SPC e ao Serasa pode ser feita também pela internet e pelo telefone.

Se você registrar no SPC e no Serasa, qualquer comerciante filiado ao SPC, ao fazer a consulta cadastral da venda a crédito ou de alguém que esteja com o seu documento, terá a informação do roubo e impedirá a venda a crédito. Resolvida essa etapa, agora é hora de ir à procura do documento.  Luciana de Oliveira Campos, secretária que trabalha na divisão dos documentos da central de documentos perdidos afirma que hoje a procura por documentos é maior na central, mas muitos ainda não sabem da existência do serviço na cidade.

“Hoje a procura é maior do que a entrega de documentos. Acreditamos que muitos não sabem que existe esse trabalho aqui no antigo Legislativo. Temos hoje uma média de 2.000 documentos aqui,” explicou.

Para que seja localizado o dono do documento, todo um trabalho é realizado, como a separação por ondem alfabética.

“Todos os documentos que chegam aqui nós procuramos identificar as pessoas por meio de alguma informação como endereço, local de trabalho, número de telefone, e assim a gente realiza a entrega dos documentos,” afirma.

Todos os dias, documentos como carteira de identidade, CPF, Cartão de banco, carteira de trabalho, carteira de habilitação, talões de cheque, bolsas, óculos, chaves, documentos de automóveis e até uma dentadura já foram achados pela central. Para quem achar algum documento perdido, Luciana manda o recado. “Entrega aqui pra gente, que a pessoa está doidinha atrás dele”, completou.

A Central de Documentos Perdidos de Araxá funciona no Museu Legislativo, de segunda à sexta, das 12h às 18h, na Praça Coronel Adolfo, 09, no centro. Caso você esteja com um documento ou tenha perdido algum, entre em contato com a Central pelo  telefone (34) 3662-5141.