Logo Jornal Interação

Prefeitos, vices, vereadores titulares e suplentes de Araxá e Tapira estiveram presentes no Clube Araxá para receber o diploma das mãos do juiz da 17ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, Eduardo Augusto Gardesani Guastini.

Sexta-feira passada, 14, foi promovida a diplomação de prefeitos, vices, vereadores titulares e suplentes de Araxá e de Tapira para o pleito 2013/2016 nos Poderes Executivo e Legislativo. A solenidade ocorreu no salão de festas do Clube Araxá e foi promovida pela 17ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, responsável pela realização das eleições municipais 2012. Amigos e familiares estiveram presentes para acompanhar esse momento tão importante para os diplomados.

De acordo com o juiz da 17ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, Eduardo Augusto Gardesani Guastini, o diploma possibilita que prefeitos e vereadores assumam seus respectivos mandatos a partir do dia 1° de janeiro de 2013. “A diplomação é o final do processo eleitoral das eleições municipais de 2012. A partir dessa diplomação, os eleitos poderão tomar posse em seus respectivos cargos. O ato de diplomação significa a entrega oficial de um instrumento de procuração passado pelo povo através do voto, para que os eleitos ajam sendo o próprio povo no poder”, explicou.

“Assimilem esse conceito em prol desse mesmo povo e não em prol de si mesmos ou de interesses outros. Devo lembra-lhes, embora creio não precisasse, que exercerão apenas temporariamente um poder pertencente ao povo que os elegeu e ainda que serão servidores públicos e, como bem diz o nome, deverão servir ao público, de forma honesta acima de tudo”, destacou o juiz eleitoral durante seu discurso.

Primeiramente, além do juiz da 17ª Zona Eleitoral, o promotor eleitoral, Fábio Soares Valera, também discursou para o público seleto e disse que as eleições municipais 2012 em Araxá e em Tapira foram tranquilas, sem nenhum delito grave. Os prefeitos de Araxá, Jeová Moreira da Costa (PDT), e de Tapira, Lavater Pontes Júnior (PMDB), também discursaram.

Passado este momento, os prefeitos acompanhados de suas vices-prefeitas, Miriam Magda de Melo (PMDB), de Tapira, e Edna Castro (PSDB), de Araxá, foram diplomados.  Para 2013, em Araxá, Jeová promete priorizar, dentre outros projetos, a “Cidade Tecnológica”. “É um polo universitário que vai priorizar a maior riqueza do ser humano, que é o conhecimento. Nós somos responsáveis pela economia mundial, que é o nióbio, o fosfato, as terras-raras. Cabe a nós agora, em nome da cidade de Araxá, fazer esse trabalho. Queremos agregar valor à nossa matéria-prima”, colocou o prefeito de Araxá, que ganhou as eleições por uma diferença de 184 votos [23.397] sobre o segundo colocado Aracely de Paula (PR), com 23.213 votos.

O prefeito de Tapira, Barroso, contou que o município reelegeu, pela primeira vez, um chefe do Executivo, que continuará no cargo por mais quatro anos. “É um momento especial para mim e toda a Tapira. A gente governa consecutivamente por mais quatro anos e é muito importante sentirmos realizados pelo trabalho que a gente fez. Vamos dar continuidade aos projetos que deram certo como o cartão ‘Viver Bem’, o cartão ‘Pró-Leite’, sanar as contas públicas e avançar na área da mineração”, assegurou.

Vereadores

Em Araxá, 15 vereadores foram empossados: Roberto do Sindicato (PP) – 1.986 votos, José Domingos (PDT) – 1.902, Alexandre Irmãos Paula (PR) – 1.541, Sargento Amilton (PT do B) – 1.490, César Romero – Garrado (PR) – 1.479, Eustáquio Pereira (PT do B) – 1.402, Juninho da Farmácia (DEM) – 1.398, Pezão (PMDB) – 1.273, Fabiano (PRB) – 1.205, Romário do Picolé (PT do B) – 1.161, Miguel Júnior (PMDB) – 1.112, Mauro do Detran (PDT) – 962, Farley Cabeleireiro (PT) – 829, professor Cachoeira (PDT) – 821 e Marcílio da Prefeitura (PT) – 754.

“A responsabilidade continua, se equivale, temos ela no dia a dia e vamos continuar fazendo nosso trabalho. Realmente sou o vereador com mais tempo de mandato e isso me traz experiência e uma condição de continuar atendendo os anseios da comunidade”, ressaltou Roberto, que vai para o seu quinto mandato como vereador.

Os suplentes que também receberam diplomas são Adolfo Segurança (PT do B) – 1.039 votos, Néia da Uninorte (PDT) – 784, Daniel Rosa (PT) – 533, Edinho Souza (PMDB) – 1.019, Jairinho Borges (PMDB) – 1057, Ceará da Padaria (PV) – 436, João Bosco Borges (PR) – 1098, Luiz Fernando Alves de Castro (PSDB) – 732, Marcio de Paula (PR) – 961, Mateus Vaz (DEM) – 1.144, Miguel Enfermeiro (PT do B) – 537, Pastor Moacir (PDT) – 746, Onilda Soares (PT) – 606, Valéria Sena (PT do B) – 1.145 e Valtinho da Farmácia (DEM) – 675.

Em Tapira, os nove vereadores eleitos para o pleito 2013/2016 diplomados foram: Jamil (PTB) – 252 votos, Nivaldo Pontes (PMDB) – 217, Ninico (PSDB) – 193, Ronaldo Boca (PSD) – 152, Beiçudo (PMDB) – 141, Zé Dilico (DEM) – 106, Klebinho do Lila (PR) – 218, Juvenila (PT do B) – 204 e Vander (PSDB) – 169.

Os suplentes diplomados foram Célio Peroba (PT do B) – 104 votos, Divinão (PSB) – 106, Herquinho (PMDB) – 71, Neylson Borges (PMDB) – 133, Nízio José (PRB) – 112, Doriquinho (PMDB) – 96, Reynaldo Alexandre (PSDB) – 135, Rikleber Eurípides (PT) – 71 e Robinho (PT do B) – 105. “A gente aprende muita coisa. Sou suplente, mas vamos continuar interagindo com o povo. A diplomação é um momento muito importante e temos que prestigiar quem nos depositou a confiança”, finalizou o suplente Reynaldo Alexandre Borges de Lima, de Tapira.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *