Logo Jornal Interação

 O programa Projovem Adolescente formou sua segunda turma, composta por 40 alunos, na última sexta-feira, 30, no Clube Araxá.  Quase 200 pessoas prestigiaram a cerimônia, que contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo José Fonseca Ferreira, e da coordenadora do Programa da Criança e do Adolescente (PCA), Nilza Contato Balieiro.

A coordenadora do Projovem, Vivian de Oliveira Reis, ressaltou que a formatura é uma vitória para estes alunos, que superaram vários obstáculos para concluir o curso. “Todos esses jovens formandos demonstram o resultado do nosso trabalho, que está sendo muito positivo”.

Já o secretário Ronaldo José Fonseca Ferreira destacou que o Projovem tem grande importância dentre as ações do Desenvolvimento Humano. “Ele atende plenamente ao objetivo da atual administração municipal, no qual o prefeito tem como foco a pessoa humana, procurando construir pessoas e crescer junto”, afirmou.

O Projovem é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos e tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno à escola e a permanência nela. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mercado de trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família,  estendendo-se àqueles que estão em situação de risco pessoal e social.

A carga horária total do Projovem Adolescente é de 1.200 horas, distribuídas em dois ciclos anuais. As atividades são constituídas por encontros e oficinas desenvolvidos em horários compatíveis com a frequência escolar. 

Segundo a formanda Joselaine Aparecida Silva Riacho (16 anos), o Projovem acrescentou muito na minha vida pessoal e profissional. “Aprendi a me importar mais com as pessoas e a me soltar mais. Na vida profissional, aprendi muitas coisas importantes para conseguir um bom emprego.”

Para Daniel Lucas de Oliveira (16 anos), foi mais uma vitória, “por ter chegado tão longe assim, pois vários começaram e desistiram. Muitas vezes, pensei em sair, mas muitas pessoas me apoiaram e me deram conselhos. O Projovem foi minha segunda casa. Também devo agradecer às professoras e à coordenadora, que foram pessoas especiais para mim. Quero agradecer também outra pessoa especial que me ajudou muito, a Cristiane.”

O jovem Samuel Lindomar da Silva Delfino (16 anos) afirma que o Projovem foi uma realização ótima de convivência e aprendizado, que deu a oportunidade de aprendermos sobre vários assuntos, dentre eles o mercado de trabalho. “Tive muitos momentos bons no programa. Agradeço a todas as professoras, à coordenadora Vivian, às pessoas que cuidam da limpeza, da cantina. Em geral, todos foram muito legais.”

 Formada as primeiras turmas do Projovem Trabalhador de Araxá

 As primeiras turmas do Projovem Trabalhador de Araxá também receberam os seus certificados na tarde desta quarta-feira, 12, no ginásio do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). Quatrocentos jovens entre 18 e 29 anos se formaram pelo programa que tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer. A solenidade contou com as presenças do prefeito municipal de Araxá, Jeová Moreira da Costa, da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Hélio Rabelo, do superintendente regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Valmar Gonçalves, que representou o ministro do Trabalho, Brizola Neto, e do professor Antônio Mauro Alves, diretor presidente da Ecofran, entidade responsável pelo programa.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *