Logo Jornal Interação

Em 2012, o festival será realizado na Fundação Cultural Calmon Barreto, de 21 a 24 de junho.

O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia terá mais uma edição em 2012. Nesta segunda-feira, 26, a organização do festival convocou a imprensa de Araxá e região para apresentar o projeto arquitetônico e novidades relacionadas ao tradicional evento na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia é um ponto de encontro dos amantes da cultura e da boa mesa. Iniciado em 2007, já se consolidou como o mais importante evento do gênero de sua região de influência e um dos mais representativos do Brasil.

De acordo com um dos organizadores, Agenor Lemos Júnior, mais conhecido como Juninho Lemos, neste ano, o festival vai ocorrer na FCCB e não no Barreiro como em 2010. “Eu sentia que o araxaense estava longe e com a proposta nossa de mostrar atrações diferentes ficava difícil. Vamos trazer o festival para cá com o objetivo de a gente fazer com que aumente a participação do público local para ver um pouco da culinária que acontece no mundo todo e a música também.”, disse.

O presidente da FCCB, Walter Ogawa, explicou que o contato para viabilizar o festival foi feito por intermédio do empresário Sérgio Abreu. “Já em outras edições, a gente teve alguma conversa para realizar o festival e, desta vez, entrando em contato com Juninho Lemos pessoalmente, ele manifestou o interesse e verificou a necessidade de possibilitar o acesso maior do araxaense ao festival, uma vez que o evento já tem uma visibilidade nacional muito grande”, esclareceu.

Juninho salientou que o festival tradicionalmente continuará focado em seu objetivo de oferecer mais música instrumental de qualidade ao seu público. “A música instrumental que nós oferecemos é de qualidade como jazz, bossa nova, temos duas big bands este ano que agradam qualquer tipo de público, inclusive as switch jazz bands, que saíam brincando com o povo na rua, teremos duas aqui no festival e nas ruas de Araxá. Em 2012, teremos atrações internacionais como o Yuri Popov, um baixista russo”, colocou.

Armando de Angelis, que também pertence à organização do festival, comentou que o evento vai contar com apresentação de artes cênicas. “Nós vamos ter um grupo folclórico de Santa Catarina, o grupo Camaleão, que é de dança de rua e vamos encenar uma peça com a Trupe Gaia, inclusive já estou redigindo, que chama ‘Raízes de Araxá’, para falar da gastronomia daqui desde os índios, os negros, os tropeiros, e, também na parte de artes plásticas, teremos uma exposição de pintura e de fotos”, declarou.

A expectativa de público da organização é de que 15.000 pessoas compareçam à Fundação Cultural Calmon Barreto. Nos primeiros três dias do evento, o público terá que pagar ingresso de 10 reais (inteira) e 5 reais (meia) para estudantes. Já no domingo, 24, a entrada é gratuita. “As oficinas e as atividades gastronômicas começam a partir das 14h, já os shows se iniciam a partir das 18h. A gente vai ter um coreto, que vai recepcionar a chegada do público. Depois, às 19h, tem os shows, e às 23h, volta para o coreto”, relatou de Angelis.

Em breve, a organização vai lançar um site com mais informações do evento. O festival vai contar com a cobertura oficial da TV Integração, afiliada da Rede Globo no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Zona da Mata, para mais de cem municípios mineiros.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *