Logo Jornal Interação

De 19 a 22 de setembro, Araxá recebeu vários escritores conceituados do Brasil no 2º Festival de Literatura, conhecido como “FLIARAXÁ”. Foram quatro dias de intensasatividades, palestras com importantes nomes da cultura nacional, oficinas, vendas de livros, saraus e sorteios de kits literários, que foram realizadas na Fundação Calmon Barreto. Todas as noites, o encerramento das atrações do dia eracom apresentações de música instrumental, com Juarez Moreira e Chico Amaral Quarteto.

A grande novidade nesta edição do evento foi um concurso literário que premiou redações de estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de Araxá. O prêmio foi entregue pela escritora Adélia Prado. A vencedora do concurso foi a estudante Natália Ribeiro, da Escola Atenas. Ela recebeu um prêmio de R$ 1700,00 e ainda uma caixa de livro para instituição que ela estuda.

Uma das organizadoras do evento, Valesca Gomes dos Santos, destacou que o objetivo é incentivar a leitura das crianças e jovens e de todas as pessoas que gostam de literatura. “O pessoal tem elogiado muito o evento, todos estão gostando muito e está sendo muito bom para a cidade”.

Neste ano, o tema central do Fliaraxá foi “A Viagem na Literatura”. Não sem bons motivos: as viagens sempre foram um grande mote da literatura. Como numa viagem guiada, um bom livro permite ao leitor transitar por diferentes ideias, histórias, emoções, tempos e lugares, na companhia de personagens que lhe abrem novos e fascinantes horizontes.

Basta lembrar tantas obras imortais nascidas daquilo que viveram aventureiros, escritores, naturalistas. Em seus diários e relatos, viajantes notáveis compuseram joias do texto literário, registrando não apenas as viagens que empreenderam como as mudanças que elas operaram em seus corações e mentes. É o caso de Amyr Klink, conquistador dos mares e aliado dos ventos, capaz de destilar suas aventuras em rica obra literária. É de responsabilidade dele, de sua esposa e das três filhas uma das mais aguardadas mesas do Fliaraxá, que, nesta segunda edição, consolidou a importância que já tem na cena literária e cultural do Brasil.

Vários nomes da literatura passaram pelo evento.Escritores do porte de Adélia Prado, Amyr Klink e família, Ruy Castro, Heloisa Schurmann, Heloisa Seixas, Marcelo Yuka, Laura Muller, Marcia Tiburi, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Humberto Werneck, Mary Del Priore, Paula Pimenta, Roberto Carlos Ramos, Alberto Villas, Cris Guerra, Chico Amaral, Marcel Souto Maior, J. D. Vital, Evandro Affonso Ferreira, Dirceu Ferreira e Airton Ortiz.

As palestras e as atividades agradaram a todos, como por exemplo, a leitora Roseli Castro de Souza, que disse: “Eu adoro este evento.Ano passado eu vim e foi um dos melhores programas que eu fiz durante o ano, porque além de adorar livros, tem meus netos que eu gosto de presentear com livros. Acho que a cidade, os organizadores, estão de parabéns.É um evento maravilhoso e este ano estámuito melhor. Ampliaram, têm mais opções, a programação estáótima, muita coisa infantil. Adoro os frutos da terra, adoro a Leila Ferreira e o Marcel Solto, já li todos os livros deles, porque eu gosto muito da arte espiritual”.

No último dia do evento, domingo, dia 22,foi realizada uma homenagem aVinicius de Moraes, cujo centenário de nascimento transcorre no dia 19 de outubro deste ano.

O Festival Literário de Araxá é uma realização do Ministério da Cultura e do Circuito CBMM de Cultura, que pretendem realizar a terceira edição em 2014.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *