Logo Jornal Interação

Solenidade de lançamento do festival promovido pela Fundação Acia congrega a realização de centenas de atrações que compõem a programação do Fest Natal da Acia, que conta, pela primeira vez, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá.

Nesta terça-feira, 27, a Associação Comercial, Industrial, de Turismo e Agronegócios de Araxá (Acia) apresentou, aos seus parceiros e à imprensa local, a programação da 4ª edição do Fest Natal Araxá [anteriormente Acia Fest Natal] que tem seu início programado para o próximo sábado, 1°, e término no dia 30 de dezembro, no salão Ivan Costa, da Acia. O objetivo é realizar um Natal emocionante e acessível a toda a população e a visitantes, com centenas de atrações que privilegiam a cultura, a arte, a dança, a música e o entretenimento de qualidade.

 A solenidade realizada no salão Ivan Costa contou com as presenças do presidente da Acia, Marcio Farid, presidente da Fundação Cultural Acia, Valda Sanchez, e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, representando o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, que, por motivos de compromissos de agenda, não pôde comparecer ao evento.

 De acordo com a presidente da Fundação Cultural Acia, Valda Sanchez, essa quarta edição chega com as melhores expectativas em 2012, pois será parecida com a de 2011 e um pouco melhorada, em vários sentidos, em termos de atrações, peças teatrais e artes cênicas. “Teremos a chegada do Papai Noel, uma decoração especial, toda a parte de arquitetura, de cobertura também será diferenciada e não vamos ter a praça de alimentação separada com esse espaço, e dois palcos: um vai ser o principal e o outro, que fica próximo à praça de alimentação. Isso, porque, se nós temos um grupo maior que faz a passagem do som à tarde, o palco não pode ser usado, até que a atração comece. Vamos ter esse segundo palco para uma ou outra atração, que pode ser de artes cênicas, de dança e musical”, contou.

 A quarta edição terá como atrações o Auto de Natal, apresentado pelo grupo de teatro da Fundação Acia, Festival de Dança, Festival de Novos Talentos, organizado pelo Rotary Club Araxá Sul, chegada do Papai Noel e shows com Kleiton e Kledir logo na abertura oficial do evento, sábado, 1°, às 20h30, guitarrista Stanley Jordan, Sargent Peppers [cover do Beattles], Família Lima, Caio Mesquita, 14 BIS, violeiro Marcus Biancardini, dentre outros. A organização espera bater o recorde de espectadores que prestigiaram as atrações em 2011, de 100 mil pessoas.

 O pátio do Estádio Fausto Alvim será o grande palco para a realização do festival. Sua capacidade de público (em torno de 10 mil pessoas) e sua localização central tornam esse espaço o mais acessível e de maior visibilidade. “O novo calçadão da Rua Pres. Olegário Maciel e a recém-revitalizada praça da Av. Antônio Carlos também serão locais para a realização de apresentações musicais e cênicas de menor porte, por estarem no “coração” comercial da cidade, com grande fluxo de pessoas e pela nova arquitetura que proporciona comodidade”, comentou Valda.

 Neste local e em suas proximidades, será montado um minipalco, feira de artesanato e o Ateliê do Papai Noel, a ser instalado no prédio histórico do Museu de Som e Imagem.

 A praça Governador Valadares resgatará um ambiente tradicional e histórico em nossa cidade, com pequenas apresentações culturais e que também se estenderão para a praça da Igreja Matriz.

 O Palco Móvel será levado para variados pontos em bairros da cidade, aumentando o número de pessoas que serão assistidas pelo projeto cultural.

 A decoração natalina, com iluminação especial e composta por outros elementos ornamentais, fará parte do Fest Natal Araxá. Destaque para o corredor de luz que irá desde o novo Teatro Municipal até o Fórum, passando pela avenida Antônio Carlos e avenida Imbiara, principais vias centrais da cidade, que será instalado a partir do próximo dia 8 de dezembro. “Nós temos um projeto de decoração e iluminação da cidade e, como a CBMM é uma patrocinadora do evento, por meio da Lei Rouanet, eles entenderam que, se unissem os projetos, ficaria mais fácil e seria bom para a nossa cidade. Essa parceria será muito importante, porque tem a parte cultural e agora vamos ter a parte de decoração por meio de um projeto global. Tomara que essa união traga benefícios para todos”, colocou a secretária Alda Sandra.

Para o presidente da Acia, Márcio Farid, as expectativas são as melhores possíveis, principalmente pelo número maior de parceiros somando ao evento. Além de cultura e arte, o Fest Natal é um instrumento para fomentar o comércio local.“Com esse evento, Araxá vai atrair a comunidade do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Isso é importantíssimo para o nosso comércio, porque é hora de você oferecer novos produtos aos turistas que visitam Araxá, motivados pelo Fest Natal”, ressaltou.

A programação completa do Fest Natal Araxá pode ser conferida nas redes sociais como facebook e twitter e também no site www.festnatalaraxa.com.br.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *