Logo Jornal Interação

O Senar, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá, promoveu o curso gratuito, com duração de 160 horas, para cerca de 30 estudantes de escolas públicas.

 Muita emoção marcou o encerramento do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) “Preparador de Derivados do Leite”, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais. O programa de formação gratuita reuniu cerca de 30 alunos, do 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública estadual, que tiveram a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, através da aprendizagem de fabricação de vários tipos de produtos.

Realizado pela primeira vez na região, o curso, com duração de 160 horas, tem como propósito capacitar os participantes para a produção de doces de leite, vários tipos de queijo, ricota simples e temperada, dentre outros produtos. Os processos de fabricação dos produtos como higienização, fermentação, resfriamento, embalagem e armazenamento foram apresentados aos alunos, que também foram orientados sobre práticas de preservação do meio ambiente; conduta pessoal e profissional; noções de ética profissional; custo benefício e atendimento e exigência de mercado.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá, Alberto Adhemar do Valle Junior, ressaltou que a emoção dos alunos em concluir o curso é o melhor resultado que o projeto poderia conquistar. “O Sindicato, através do Senar, tem oferecido diversos cursos na nossa região. Mas, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de trazer um curso voltado para os jovens. Um curso que, além de suprir uma demanda de profissionais no mercado, cria uma oportunidade única do primeiro emprego para esses estudantes de escolas públicas. Um curso amplo, onde os participantes saem preparados para o mercado de trabalho”.

De acordo com Junior, o encerramento do curso foi emocionante para todos que fazem parte do projeto. “Escutar dos jovens que o curso ficará marcado na vida deles, que será um diferencial no currículo, que é uma oportunidade única de entrar no mercado de trabalho, é muito importante. Claro, sabemos que um curso como o de “Preparador de Derivados do Leite” tem esse objetivo especifico, por isso trabalhamos para trazer para nossa região, mas saber que os alunos adquiriram essa consciência é ainda mais gratificante. Hoje, eles têm uma opção profissional e, se quiserem, poderão seguir nessa carreira e aumentar a renda das suas famílias”, destacou o presidente.

O curso foi ministrado pela instrutora do Senar e tecnóloga em laticínios, Luciana Godinho Nunes, e contou com o apoio da Fundação Maçônica de Araxá.

 Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em outubro de 2011 e tem como propósito ampliar a oferta de vagas no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. O Senar Minas é uma das instituições parceiras do governo federal, que tem como responsabilidade promover atividades voltadas para área agrícola.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *