Logo Jornal Interação

Especialista fala sobre o assunto e alerta para uso prolongado de celulares, computadores e videogames.

O reumatologista, Carmo de Freitas, que é membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e um dos pioneiros da área na região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, chama a atenção para duas doenças reumáticas que não estão no grupo das mais temidas, mas que são cada vez mais frequentes e podem influenciar muito na qualidade de vida de uma pessoa.

A Bursite é a inflamação de uma bolsa, chamada Bursa, que fica localizada próxima às articulações e cuja função é evitar o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendão e osso ou tendão e músculo) ou proteger as proeminências ósseas.

“Qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles será percebido freqüentemente por pacientes como dor na articulação e, equivocadamente, como artrite”, alertou Dr. Carmo de Freitas.

Já a Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. “Com a difusão da informática, a Tendinite tornou-se uma importante doença ocupacional que afeta cada vez mais pessoas”, afirma o reumatologista.

O reumatologista comentou sobre as crianças e adolescentes que usam por tempo demasiado aparelhos eletrônico. “Na oportunidade, foram abordados os problemas físicos que podem advir da manipulação de video-games, computadores e celulares em braços, ombros, mãos e dedos de crianças e adolescentes”, contou o médico.

As crianças e adolescentes deveriam passar de uma a três horas utilizando esses equipamentos e em condições ergonômicas favoráveis.“Isso significa teclado não plano, mas inclinado, cadeira adequada para permitir o encosto e monitor na altura dos olhos”, orientou o médico Carmo.

Ainda segundo ele, sempre que possível, a criança deve digitar sentada com os joelhos a 90º graus e os pés no chão ou apoiados em um banquinho. Quanto aos controles remotos, a escolha deve ser direcionada para os mais ergonômicos.

“Além disso, devo lembrar também que longas horas nesses aparelhos, principalmente, a noite, mexem com o sono de quem os usa e isso pode causar fadiga, estresse e até dores”, enfatizou o médico. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *