Logo Jornal Interação

Projeto TRI CICLO Espetáculos levou uma atração diferenciada para o público de Araxá e região no final de semana prolongado da Proclamação da República.

O projeto TRI CICLO Espetáculos segue proporcionando grandes atrações ao seu público. No último final de semana prolongado, a peça “Rei do Mundo” foi apresentada pelo grupo “Fora do Sério”, de Ribeirão Preto, sábado, 16, e domingo, 17. As apresentações foram na área externa do Teatro Municipal e área interna do referido local e reuniram um bom número de espectadores. O projeto TRI CICLO Espetáculos está em sua segunda edição e oferece várias opções de entretenimento que visam ao fortalecimento da cultura em Araxá e da formação de público, movimentando vários setores da cidade como turístico, econômico, social, dentre outros.

 Realizado pela artista plástica Cynthia Verçosa, o TRI CICLO tem aprovação do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela empresa CBMM [Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração] e Fundação Rio Branco, ambas de Araxá.

 A cidade de Araxá recebeu a história do pequeno Raimundo. Filho de colono de fazenda, apaixonado por animais, quer se tornar um ‘médico de bicho’. E num belo dia, pensando no seu sonho enquanto voltada da escola, ele ganha um presente que muda a vida dele: um cavalo, o Trapézio. “É a nossa primeira vez com esse espetáculo dentro do projeto. Estamos passando por 12 cidades e Araxá é uma delas. Fazer teatro fora dele é muito legal. Temos bastantes famílias na grama. O grupo está fora do eixo Rio-São Paulo, somos do interior de São Paulo, Ribeirão Preto, e realmente, para fazer arte neste País tem que ser fora de série”, disse a produtora.

 A produtora do espetáculo afirmou que o grupo de Ribeirão Preto aceitou o convite da organização do projeto TRI CICLO Espetáculos, visto que o evento é composto por pessoas ligadas à arte. “Sem eles, a gente não estaria aqui e são pessoas que trabalham com arte, valorizam esse belo trabalho. A gente foi muito bem recebido aqui em Araxá”, comentou Amanda.

 “Rei do Mundo” é uma adaptação do primeiro livro da escritora ribeirão-pretana Lucília Junqueira, com texto adaptado com circo e música por Miriam Fontana, atriz e diretora do espetáculo, e a também atriz do grupo, Iana Montanha.

 Na equipe, 15 pessoas, entre técnicos e atores, para apresentar essa adaptação da história do “Rei do Mundo”, que caiu no gosto popular. “Estou junto com o meu neto Saulo. Eu acho tudo de bom, porque a cultura, você tem que vir participar, interagir com a sua cidade. Fechei a loja, já ia embora para minha casa, e falei ‘vou parar’. Eu gosto e também ele [Saulo] adora”, colocou a comerciante.

 O escritor Heleno Álvares também estava passando perto da área externa do teatro municipal e parou para ver o espetáculo. “Esse projeto é muito bom para Araxá, que está passando por um momento favorável na cultura, e isso deve ser bastante apreciado pela população. Todos ganham”.

 De acordo com a idealizadora do projeto, Cynthia Verçosa, o TRI CICLO está sempre crescendo no nível dos espetáculos. “Nós tivemos um cuidado maior nos espetáculos em ofertar em vários pontos da cidade e eu creio que as pessoas vão acreditando no trabalho. Quando o trabalho é bem feito, com amor, tende só a crescer e o importante é isso, fazer com qualidade. A formação de público é um dos nossos objetivos a serem alcançados. São espetáculos gratuitos, a que a população tem acesso”, ressaltou.

 Cynthia destacou que toda a equipe do projeto, responsável pela parte da curadoria, tem um cuidado de selecionar espetáculos de outros Estados, não privilegiando apenas Minas Gerais. “Nós já tivemos aí Rio de Janeiro, São Paulo, Poços de Caldas, que veio também com o grupo. Então temos o cuidado de trazer vários espetáculos de outros pontos do País. É importante essa interatividade entre o artista e o público”, contou a artista plástica.

 A idealizadora do projeto citou que estão programadas muitas atrações para o mês de dezembro. “A gente tem uma agenda de dezembro, que é quando o TRI CICLO dá uma paradinha de final de ano e retorna em janeiro. Ele vai até julho, quando o projeto vai para a aprovação do Ministério da Cultura para a terceira edição e continua. O TRI CICLO na realidade é um ciclo. Ele não para. O TRI de Triângulo e ciclo de espetáculos, o nome já diz”.

  “A ideia para dezembro é de finalizar na primeira quinzena de dezembro, dia 16, com espetáculos de dança, e temos uma surpresa aí que vamos fazer três em um, que é colocar três espetáculos nesse dia. É surpresa, mas garanto que é muito importante e que todos não podem perder”, concluiu Cynthia.

 O projeto já atendeu, em sua segunda edição, cerca de 3.000 pessoas, que assistiram a espetáculos de dança, teatro, música instrumental e circo em Araxá. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *