Logo Jornal Interação

Teatro Municipal teve casa cheia para assistir à apresentação do grupo ‘Fort Worth Jazz Orchestra’, dos Estados Unidos.

No último domingo, 18, Araxá viveu uma noite diferente com a estreia da série “Concertos CBMM”. Um grande público marcou presença no Teatro Municipal para assistir à apresentação do grupo “Fort Worth Jazz Orchestra”, dos Estados Unidos. Um dos grandes objetivos da série “Concertos CBMM” é levar artistas e repertórios de alto nível a diversas cidades do País, oferecendo todos os espetáculos gratuitamente e beneficiando pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, em um patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

O evento é realizado pela Art Invest, empresa especializada em realização e produção de concertos de música erudita e instrumental, juntamente com a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e Prefeitura Municipal de Araxá.

A “Fort Worth Jazz Orchestra” é a primeira orquestra Fort Worth de jazz permanente e dedicada à música das grandes big bands. O grupo combina música instrumental e vocal juntamente com elementos de entretenimento, que proporcionam uma experiência única e emocionante durante o espetáculo. Atualmente realiza concertos, workshops educacionais e máster classes em todo os Estados Unidos e ao redor do mundo.

“A gente tem conseguido fazer eventos de todas as formações na área de teatro, de música, de dança e atendendo público bastante eclético. Nós começamos com uma série de concertos de música erudita. Os convites foram todos retirados na escola de música e, na quinta-feira, já tinha esgotado. O público é ávido por grandes espetáculos de qualidade”, disse a presidente da FCCB, Débora Arantes Afonso Francisco.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, afirmou que o evento privilegia o turismo cultural. “Todo evento que se tem em Araxá recebe um apoio e um crescimento no turismo da cidade. O teatro tem vivido um momento muito bom com essa reurbanização do centro, então, esses eventos apoiados pela CBMM, como este de hoje [Concertos CBMM] é muito interessante”, destacou.

De acordo com a escritora Vilma Cunha, essas iniciativas como a série Concertos CBMM são muito importantes para a população de Araxá. “Receber esse conjunto de música erudita aqui em Araxá é um presente de Natal antecipado. Araxá tem essa facilidade de promover esses eventos culturais. Estou em lua de mel com a minha cidade”, confessou a escritora.

O conjunto americano deixou mais de 300 espectadores no Teatro Municipal atentos e admirados com o jazz dos Estados Unidos, embalados por bateria, piano, saxofone, trombone, entre outros instrumentos, que representam o ritmo daquele país surgido entre os anos 1890 e 1910.

Eventos como “Jazz Festival Brasil” anualmente realizado aqui no País, em agosto, mostram que o ritmo originalmente americano tem seus fãs na terra do samba. “Eu como músico e ouvinte tive a oportunidade de ouvir uma banda tradicional do jazz vinda do berço, em Nova Orleans, onde tudo começou. É uma oportunidade ímpar. No interior, é muito difícil ter esse tipo de evento, foi muito bacana”, finalizou o músico Raphael Borsatto.

A série “Concertos CBMM” marca outros espetáculos a serem realizados até o dia 19 de dezembro:

2 de dezembro – Traditional Jazz Band, do Brasil

3 de dezembro – Trio Modigliani, da Itália

8 de dezembro – Yamandu Costa Trio

19 de dezembro – Cantilena Ensemble

Lembrando que os espetáculos começam a partir das 21h, no Teatro Municipal, e os ingressos podem ser retirados, com antecedência, no próprio teatro, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na Escola de Música, em horário comercial.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *