Logo Jornal Interação

A criação do SIM é importante para que o processo de abate de carne seja feito em Araxá.

Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 13, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei n° 184 / 12 que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal – SIM – e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimento que produzam produtos de origem animal. A questão foi bastante debatida em Fórum Comunitário da última segunda-feira, 12. Com a aprovação do projeto, a carne pode passar por esse processo aqui em Araxá.

 Geraldo Pacheco entrou em acordo com o prefeito municipal Jeová Moreira da Costa e o frigorífico passa a ser municipalizado. Este projeto aprovado relata que a inspeção sanitária se dará nos estabelecimentos que recebem, animais, matérias-primas, produtos, sub-produtos e seus derivados, de origem animal para beneficiamento ou industrialização e nas propriedades rurais fornecedoras de matérias-primas de origem animal, em caráter complementar e com a parceria da defesa sanitária animal, para identificar as causas de problemas sanitários apurados na matéria-prima e/ou nos produtos no estabelecimento industrial. A inspeção estará sob responsabilidade Serviço de Inspeção Municipal de Araxá (SIM).

 O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Wander Prugger, conhecido como Mãozinha, disse que a cidade de Araxá sai na frente com a instalação do SIM. “A gente resolve somente o problema de hoje, pois, os açougueiros estão passando por esse problema de abater carne em Delta e o custo ficava inviável, mas, não é o ideal. Precisamos que a carne possa ser consumida para o território brasileiro [que pode ser por meio do selo do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e do SIF – Serviço de Inspeção Federal]”, disse o secretário.

 No projeto de lei está explicitado que, com a criação do SIM, a secretaria gerida por Mãozinha, poderá estabelecer parceria e cooperação técnica com municípios, Estados e a União, poderá participar de consórcio de municípios para facilitar o desenvolvimento de atividades e para a execução do Serviço de Inspeção sanitária em conjunto com outros municípios, bem como poderá solicitar a adesão ao Suasa [Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária].

 De acordo com o açougueiro, Fabrício José Duarte, a criação do SIM é muito bem-vinda para todos. “A aprovação do projeto era muito esperada pelos açougueiros, fazendeiros e comerciantes e esperamos que, com a criação do SIM, a prefeitura reabra o frigorífico de imediato. Nós já tivemos como prejuízos aumento de custos, roubo de gado e atraso na entrega”, enumerou o açougueiro.

 Para o presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Rosa (PP), o projeto do executivo significa uma reivindicação da população de Araxá. “Araxá ganha com isso porque todos precisam desse serviço aprovado para dar continuidade ao trabalho de abate de animais do município e abate de carne. O SIM é uma solução imediata e necessária para que a população de Araxá tenha de volta a carne com qualidade, higiene e com condições de ser bem recebida pelo consumidor final e também pela preservação de empregos”, finalizou o presidente.

 No projeto de lei ainda consta que será constituído um Conselho de Inspeção Sanitária com a participação de representante das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Rural, dos agricultores e dos consumidores para aconselhar, sugerir, debater e definir assuntos ligados a execução dos serviços de inspeção e de fiscalização sanitária e sobre criação de regulamentos, normas, portarias e outros.

 A Prefeitura quer fazer melhorias no Frigorífico Pacheco, mas a sua reabertura não tem data prevista para acontecer.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *