Logo Jornal Interação

Distrito Industrial é municipalizado

17//11/2012- 1:50

PorEditor1

nov 17, 2012

Benefício foi obtido por meio da parceria entre Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e Prefeitura Municipal de Araxá.

O prefeito municipal de Araxá, Jeová Moreira da Costa, e o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos de Oliveira, estiveram reunidos na última sexta-feira, 9, para anunciar uma grande novidade aos empresários que trabalham no Distrito Industrial (DI). O local será municipalizado e estará sob responsabilidade do poder público. O gabinete do prefeito recebeu membros da comunidade e da imprensa local, secretários e empresários contemplados com essa medida, que assistiram à assinatura do documento de cessão, que repassa o Distrito Industrial do Estado para o município. Ao todo, serão 26 empresas beneficiadas com a iniciativa do governo do Estado em Araxá.

 Essa medida é oriunda de uma lei estadual assinada pelo governador Antônio Augusto Anastasia, que estabeleceu mecanismos de fomento econômico em diversas áreas e, em uma delas, relacionadas aos distritos industriais. Antônio Leonardo disse que a municipalização do DI pretende acabar com a burocracia existente em relação a adquirir a escritura de um terreno.

 “Se o empresário não construísse a tempo, perdia o terreno, não tinha condições de buscar uma linha de financiamento, tinha problemas relativos a dificuldade de licenciamento ambiental, problemas de invasões nos distritos industriais, transferência ilegais de um terreno de um empresário a outro, então, a gente resolveu, através da cessão do governo, eliminar todos esses problemas e colocar na mão do município”, contou.

 Antônio Leonardo colocou que o empresário que busca investimentos em relação ao Distrito Industrial vai vislumbrar um grande retorno relacionado à geração de empregos e renda. “Se o empresário buscar um investimento no município, ele tem uma disponibilidade diária, a secretaria muito mais rápida e ágil. Havendo entendimento por parte do município, o investimento é bom, vai gerar emprego, não foge do foco industrial, basta uma lei para a Câmara autorizar a doação. Acredito que facilita a vida de quem trabalha aquiem Minas Gerais”, acrescentou.

 O vice-presidente da Codemig afirmou que Araxá foi uma das primeiras cidades a ser beneficiada com a municipalização do DI. “O distrito aqui está organizado. Nós não tivemos nenhum embaraço para poder fazer o convênio. Segundo, foi a solicitação do município, já que Araxá teve o interesse, e isso agilizou o processo, e terceiro, por ser daqui, logicamente tem um olhar diferente”.

 De acordo com o prefeito Jeová, com o município administrando o Distrito Industrial, o empresário terá menos burocracia em relação a compra e venda de um terreno para instalar sua empresa no local. “Nós diminuímos a burocracia, facilitamos para esse empresário em relação a instalar uma empresa no distrito. Vejo que Minas Gerais caminha para o profissionalismo de realmente o poder público ser facilitador dos empreendedores do Estado”, disse.

 A medida reforça a preocupação da Prefeitura em ter mais investimentos em Araxá. “Queremos que Araxá tenha mais emprego e renda e, para isso, a gente tem que incentivar a instalação de novas empresas. Isso aumenta a nossa responsabilidade como gestor público”, complementou Jeová, bastante feliz com a conquista.

 A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, salientou que a municipalização do DI já era uma reivindicação bastante antiga dos empresários da localidade. “É muito bom, porque a gente tem um poder maior de solução. Nós não dependemos de estar buscando junto a Codemig várias aprovações. Hoje o município tem essa competência e isso é muito importante para todos”, finalizou a secretária.

 Aos empresários interessados em legalizar a situação de sua empresa u instalar um empreendimento no DI, a Prefeitura já está viabilizando, com o chefe do Departamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Mauro Rocha Júnior, desde a última segunda-feira, 11.

 O convênio entre a Codemig e a Prefeitura Municipal de Araxá ainda prevê disponibilizar uma assistência técnica, por parte da companhia, para sanar qualquer dúvida referente ao processo de municipalização do DI.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *