Logo Jornal Interação

O 37º Batalhão de Polícia Militar de Araxá deu o pontapé inicial para implantar o projeto Olho Vivo, que visa ao monitoramento por vídeo das principais ruas e avenidas da cidade. A Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) realizou a doação de um aparelho de televisão de 55” que será utilizado no Batalhão Araxá para monitorar as diversas câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos.

O subcomandante do 37º BPM, capitão Fernando Reis, disse que os órgãos de segurança pública têm buscado combater o avanço dos índices de criminalidade com o apoio da tecnologia. “O melhor exemplo disso é o projeto Olho Vivo que iremos iniciar em Araxá, com a instalação de programa-piloto com câmeras de vídeos em locais de grande movimentação comercial. Estamos buscando parcerias com entidades como a ACIA, que nos doou o aparelho de TV de tela grande, e com várias empresas que já foram identificadas pela Polícia Militar e estão localizadas em pontos estratégicos onde câmeras com alta resolução de imagem deverão ser instaladas na parte externa e conectadas ao Batalhão Araxá via internet, para que a Polícia Militar tenha acesso às imagens em tempo real”, explicou.

Segundo ele, o objetivo inicial é instalar câmeras de vídeo em todos os acessos da cidade, no setor comercial e bancário e em algumas vias onde o fluxo de pessoas e veículos é grande. “Já estamos instalando as primeiras câmeras para testes nas avenidas Antônio Carlos e Getúlio Vargas e estamos também preparando o local no quartel, onde funcionará a Central de Monitoramento. Acreditamos que, ainda este ano, o sistema comece a funcionar inicialmente com 16 câmeras de videomonitoramento”, afirmou.

O comandante do Batalhão Araxá, tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira disse que a participação da Acia é muito importante neste projeto que visa a proporcionar um ganho significativo em termos de segurança pública em Araxá. “O 37º BPM já implantou o projeto Olho Vivo em dois municípios da região, e os resultados são excelentes, principalmente no que tange à prevenção, aumentando sobremaneira a segurança subjetiva da comunidade e afugentando a criminalidade. Em Araxá, também acreditamos que o Olho Vivo será um grande sucesso”, revelou.

O presidente da ACIA, Marcio Farid, afirma que o monitoramento de vídeo de Araxá é muito importante para a segurança pública do município, pois vai representar mais tranquilidade para os comerciantes e os empresários em geral. “Assim que a Polícia Militar nos apresentou o projeto, fizemos questão de participar.Trata-se de um projeto viável economicamente, desde que os empresários participem instalando uma câmera de vídeo nos estabelecimentos comerciais apontados como estratégicos pela Polícia Militar, que terá acesso as estas imagens, monitorando 24 horas a nossa cidade”, colocou.

O projeto alternativo já está em fase de teste com o funcionamento de três câmeras, cujas imagens são acompanhadas 24 horas por dia na central de monitoramento instalada no quartel da PM.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *