Logo Jornal Interação

Após o período eleitoral, a Câmara Municipal de Araxá retornará com a realização do Fórum Comunitário. Em reunião realizada na última terça-feira, 6, o presidente do Legislativo, Carlos Roberto Rosa (PP), marcou três fóruns comunitários para as próximas duas semanas.

Na próxima segunda-feira, 12, a partir das 14h, a Câmara Municipal vai debater o Projeto de Lei n° 160/2012, que define medidas das estradas rurais de Araxá. Foram convocados para participar do fórum representantes da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap) e de outras associações rurais, da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Walter Francisco, e de Desenvolvimento Rural, Wander Prugger, além dos fazendeiros.

“Existe uma discussão que é a seguinte: vamos aumentar o espaço das estradas vicinais que, segundo a Prefeitura, vai trazer benefícios para os fazendeiros, mas em compensação, traz certos prejuízos, porque cada fazendeiro vai perder um pedaço de sua terra. Então o objetivo é conversar com eles essa questão”, disse o presidente da Câmara Municipal.

Na sequência, o Fórum Comunitário vai tratar da atual situação do Frigorífico Pacheco, que está fechado desde março de 2012. São convidados a participar da audiência representantes do Frigorífico Pacheco, da Vigilância Sanitária, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na pessoa de Calimério Guimarães, e os açougueiros da cidade.

“A Prefeitura mandou um projeto aqui para a Câmara Municipal que municipalize a Vigilância Sanitária. Com isso, ficaria mais fácil de acertar a questão do frigorífico municipal, já que hoje estamos sem autorização para funcionar. Vamos ouvir todas as partes para chegar a uma solução”, comentou o presidente Roberto, que solicitou o Fórum.

No próximo dia 19, a Câmara vai discutir o projeto de Lei N° 183/2012, que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o Programa da Criança e do Adolescente que está tramitando no Legislativo desde 24 de outubro. O objetivo da audiência é tratar sobre o recolhimento da obrigação patronal do INSS [dívida do PCA ao INSS está na casa dos R$ 8 milhões] e os valores que podem ser repassados para o PCA por meio de convênio, já que, em ano eleitoral, só pode repassar a mesma verba repassada pelo município no ano de 2011.

O Fórum Comunitário foi um dos projetos idealizados por Roberto em sua gestão 2009/2012 e tem como intuito se chegar a um consenso sobre os assuntos de interesse da comunidade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *