Destaque »

Araxá passa a ter voos direto para Uberlândia

21 de março de 2019 – 12:37 |

O Programa Voe Minas Gerais começou a oferecer no  último  dia 11 de março, voos de Uberlândia para os municípios de Araxá, Patos de Minas e Patrocínio. Os voos estão sendo operados pelas aeronaves …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

COLUNA: OLHO no OLHO

Por Dr. Humberto Porfírio

COMPUTADOR X VISÃO

 Os tempos modernos nos conduz à uma companhia imprescindível: o computador.

 No trabalho ou lazer, ele é soberano. Trata-se de uma relação “máquina a máquina”, na  qual ambas são passíveis de defeitos e uma delas dotada de sentimentos.

 A principal captura de informações oriundas de um computador se dá pelo olho  humano,complementada pela audição. Esta relação é repleta de mitos e verdades, as quais o ser humano muitas vezes desconhece. Alguns questionamentos pertinentes:

 1 – Uso de computador por longo período ao dia pode prejudicar a visão?

 Não. Uma longa exposição à tela do computador pode causar cansaço visual e ressecamento corneano, pois enquanto que numa atividade normal os olhos piscam, em média, 22 vezes por minuto, diante da tela essa freqüência cai para cinco vezes por minuto.

 Daí há evaporação excessiva da lágrima, necessitando uso de lágrimas artificiais (colírios lubrificantes) a cada duas ou três horas. Outro fator relacionado ao ressecamento corneano é o ar condicionado, de qualquer natureza, pois diminui a umidade do ambiente.

 2 – Qual a melhor iluminação no ambiente de trabalho?

 Vai depender se esse ambiente for aberto ou fechado. Caso aberto, o ideal é que seja uma  iluminação homogênea, com venezianas horizontais fechadas ou semi-abertas. Não aconselho janelas abertas pela lateral, na frente ou atrás do monitor.

 Já em ambientes fechados, o correto é que se tenha uma iluminação de teto, preferencialmente luz fria e homogênea. O uso de luminárias de mesa que interfira no campo visual ou superfícies brilhosas eu condeno. Segundo pesquisas, o uso de luz de halogênio metálico pode lesar as células pigmentares da retina.

 3 – Qual a posição mais saudável diante do monitor?

 A cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e apoiada na cadeira.

 O olhar ligeiramente voltado para baixo, entre 15 e 25 graus ( a pálpebra protegerá mais a córnea, diminuindo o ressecamento corneano. Sempre é bom lembrar de controlar, no próprio monitor, a luminosidade da tela, deixando-a mais confortável aos olhos.

                  São algumas dicas importantes para um melhor desempenho diante deste amigo com o qual compartilhamos boa parte do nosso dia ou noite. 

HUMBERTO PORFÍRIO

OFTALMOLOGISTA

porfíriohumberto@ig.com.br