Destaque »

Presidente e novo Diretor Industrial da CBMM destacam importância do relacionamento com a cidade

9 de dezembro de 2017 – 11:59 |

Na noite da última terça-feira, dia 05 de dezembro de 2017, a direção da empresa CBMM, se reuniu com profissionais da imprensa araxaense num encontro tradicional de confraternização de fim de ano, no salão …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Propostas do Parlamento Jovem são apresentadas em Belo Horizonte

As propostas agora serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Educação.

Na última quinta-feira, 25, a Comissão de Participação Popular se reuniu para a apresentação do Documento Final do Parlamento Jovem 2012, com sugestões relativas ao tema Educação Cidadã. Membro efetivo da comissão, o deputado Bosco (PT do B) participou da audiência e destacou a importância “do envolvimento dos próprios estudantes na construção de políticas públicas para o Estado e para que as discussões cheguem às escolas”. Para ele, em questões como o combate ao crack e a segurança dentro e fora das escolas, por exemplo, os alunos são extremamente importantes na articulação de soluções.

             O documento composto por 13 propostas está dividido nos subtemas “Participação Coletiva no Espaço da Escola”, “Função das Redes Virtuais na Formação Cidadã” e “Diversidade Cultural”. Dentre as proposições – algumas, inclusive já previstas no Plano Plurianual de Ação Governamental 2012-2015 (PPAG) – estão ações de capacitação e desenvolvimento dos professores, suporte técnico para que as escolas ofereçam orientação vocacional e implantação de laboratórios de informática acessíveis aos alunos. O documento analisado pelos parlamentares pode contribuir na elaboração de novas leis.

 Parlamento Jovem

             Iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a PUC Minas, o Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio e superior dos municípios mineiros. É uma oportunidade para os jovens conhecerem como é o exercício legislativo e participar dos processos do Parlamento. Desde 2010, na sétima edição do projeto, o Parlamento Jovem foi estadualizado e ganhou a parceria das Câmaras Municipais mineiras. Neste ano, participaram 880 alunos de 17 municípios de Minas Gerais.