Logo Jornal Interação

Escolas Armando Santos, Dr. Eduardo Montandon e Vasco Santos se fizeram presentes por meio de suas educadoras em encontro em Jaboticatubas, MG.

No período de 15 a 19 de outubro, aconteceu o 1º Congresso de Práticas Educacionais, organizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais – A escola da escola.  O evento foi realizado no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, cidade situada na região metropolitana de Belo Horizonte,  com a presença de mais de 600 educadores, especialistas e diretores de Minas. Os quatros dias de congresso de Práticas Educacionais promoveram o encontro entre educadores, especialistas, diretores para uma troca de experiências e o registro de práticas exitosas realizadas na rede pública.

A cidade de Araxá foi representada por três escolas estaduais – Armando Santos, Dr. Eduardo Montandon e Vasco Santos – que apresentaram seus respectivos projetos “Idosos seremos um dia”, “Biblioteca em ação no PIP alfabetização” e “Bullying na escola, tô fora”.

Cada Superintendência Regional de Ensino se encarregou de selecionar os trabalhos e indicar apenas cinco escolas.  Dos cinco projetos selecionados pela  SRE de Uberaba,  três são  de Araxá. A Escola Estadual Armando Santos participou com o projeto “Idosos seremos um dia”. A solidariedade presente no dia a dia da escola  acolhendo  os idosos do Lar Ebenezer . As professoras  Agda Mariza Pinto e Livânia Luisa Paiva Ribeiro representaram a escola, apresentando o projeto que emocionou o público presente. “Nós estamos felizes com o resultado. Falamos de um assunto muito importante, que é o envolvimento de idosos em ações educacionais. Foi muito importante e um momento único para a Escola Estadual Armando Santos”, comentou a professora Agda.

A Escola Estadual Dr. Eduardo Montandon, com o projeto “Biblioteca em ação no PIP [Plano de Intervenção Pedagógica] alfabetização”, que  auxilia os professores no processo de alfabetização dos alunos com   dificuldades acentuadas  e  incentivam  a  leitura. Representando a escola e as professoras para uso da biblioteca, participaram do congresso as educadoras Ilma do Carmo Trindade Guimarães e Marina  Pereira dos Santos. “Esse projeto vem dando certo em nossa escola com o empenho de todos e melhorando o índice de aprendizagem dos alunos. O Congresso foi muito importante, pois acrescentou conhecimento à nossa parte pedagógica”, disse.

A Escola Estadual Vasco Santos, com “Bullying na escola, tô fora!”, um projeto que envolve não apenas a comunidade escolar, mas que extrapolou os muros da escola e da cidade,  auxiliando pais e educadores na conscientização e no combate às atitudes agressivas e de preconceito. Participaram do congresso a diretora Maria Cristina de Oliveira Barreto e o secretário Valtecir José Pires, que, ao final, distribuíram panfletos explicativos  e cartões  de celebração da PAZ aos presentes. 

Para Maria Cristina, a participação no congresso foi  significativa, pois, além de mostrar o trabalho pela escola,  ainda oportunizou aos  educadores  uma troca de experiência e ampliou a visão e a valorização da educação de Minas.

Além das apresentações dos projetos, também foram realizados minicursos sobre temas diversos como o cuidado com a voz, gestão escolar, a utilização de blogs no processo de aprendizagem, a construção de projetos, o uso de portfólios, dentre outros.  Cada educador pode escolher três oficinas e foram certificados pela Magistra pela participação nos cursos. Foram realizadas também três palestras com mesas redondas com temas importantes para a qualidade da educação ministradas por pessoas de renome na educação brasileira.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *