Logo Jornal Interação

Mérito Mariano Joaquim de Ávila homenageia 10 grandes destaques que fizeram história no Legislativo da cidade.

Foi promovido, pela Câmara Municipal de Araxá, na última terça-feira, 30, a segunda edição da entrega do Diploma de Mérito Legislativo “Mariano Joaquim de Ávila”. O evento aconteceu no plenário da Casa da Cidadania. O diploma leva o nome do primeiro presidente do Legislativo da cidade e tem como objetivo homenagear ex-vereadores que são indicados pelos parlamentares da atual legislatura. Os indicados revivem a atividade parlamentar por meio de uma reunião solene com a apresentação de requerimentos e projetos de lei na tribuna da Casa.

 De acordo com o atual presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Rosa (PP), idealizador da homenagem, o mérito é uma oportunidade de homenagear os ex-vereadores que deram a sua contribuição para a comunidade de Araxá em tempos passados. “Estou feliz por receber a população aqui na Câmara Municipal e também por estar homenageando aquelas pessoas que deram a sua contribuição para a comunidade de Araxá, fizeram o seu trabalho, continuam na militância política, que estão dando a sua contribuição para a política de Araxá e para a cidade”, comentou.

A mesa diretora foi composta, na ocasião, pelos ex-vereadores José Esteves Pires Júnior (Kiu), que presidiu a sessão solene, Miguel Corrêa Resende (vice-presidente), Marlene Borges Pereira (secretária) e pelo prefeito Jeová Moreira da Costa. O plenário foi composto pelos ex-vereadores Agno Rosa de Castro, Agnelo Borges Guimarães, Ayres Dumont de Paiva Borges, Avenor Montandon, Cidinha Rios, Cássio Simões de Assunção e Eduardo de Ávila.

Segundo o jornalista Eduardo de Ávila, o reconhecimento é muito importante, pois permite reviver os bons momentos do Legislativo. “Você ser reconhecido numa história que viveu 30 anos atrás é uma coisa que emociona muito. Eu dizia que, desde que recebi o comunicado, eu me emocionei e passei a reviver tudo o que era de respeito a Câmara daquela época, os debates,as madrugadas que a gente atravessou discutindo assuntos de interesse da comunidade, tudo isso veio na memória e foi um momento muito rico da história mineira e evidentemente de Araxá”, disse.

Para o advogado e professor universitário Agnelo Guimarães Borges, a solenidade proporciona duas emoções completamente diferentes. De acordo com o ex-vereador, a primeira é a satisfação de ver reconhecido o trabalho, e o segunda, perceber que ainda existe esse tipo de comportamento nas pessoas. “Quando a Lídia e os vereadores nos viram na condição de ter feito um grande trabalho, isso, para nós, é muito gratificante. Lembro muito que tínhamos uma oposição que não era tão numerosa, mas de grande capacidade de argumentação, que tinha como líder maior Eustáquio de Lima. Às vezes, tinham umas contendas sérias, mas sem passar do limite da discussão política. Tudo era definido com entusiasmo em prol de uma Araxá melhor”, ressaltou.

A advogada Cidinha Rios, que legislou de 1996 a 2004, ressaltou que a homenagem em si já é emocionante. “O reconhecimento do nosso trabalho e um pedacinho da nossa contribuição que a gente deu para a história de Araxá, em uma época bastante diferente, com dificuldades diferentes, que ajudamos a fazer a história dessa cidade dentro dos nossos limites, mas com a consciência tranquila do dever tranquilo. Na realidade, eu me orgulho de muita coisa, mas o que me marca mesmo foi quando eu tive a oportunidade, como presidente da Câmara, de promover o único concurso público da Câmara Municipal de Araxá até os dias atuais. Nesse momento, não pretendo voltar para Câmara. Estruturamos a nossa vida dentro da advocacia”.

Agno Rosa, que ficou por cinco mandatos na casa, destacou que a homenagem aos ex-vereadores deve servir de exemplo para os 15 novos parlamentares que assumirão as suas cadeiras na Câmara Municipal no pleito 2013-2016. “Essa homenagem pode servir de exemplo para essa nova Câmara que vai voltar a ter 15 vereadores, para que eles possam ter a galhardia, brilho, e, acima de tudo, pensar no interesse público. Eu não fiz requerimentos, porque primeiro, juridicamente, entendo que não me caberia, um ex-vereador, dentro da legislação fazer requerimento; segundo, que, no momento de uma homenagem como essa, deveria agradecer à minha família, aos vereadores dessa legislatura, homenagear os vereadores da honraria e, principalmente ao público. Preferi quebrar o protocolo. No momento, não vejo a possibilidade de voltar à Câmara, pois estou investindo nas minhas consultorias, justamente dentro da gestão pública”, salientou.

Requerimentos foram apresentados durante a solenidade como a alteração do horário de saída dos pacientes do Hospital de Barretos rumo à saída paulista, antecipando de 3h da manhã para as 17h, a institucionalização de uma comissão de notório corpo técnico para se responsabilizar por manter a memória da história política de Araxá e a colocação de um arquivo público com todos os fatos marcantes do Executivo local.

“Nós criamos o Museu Legislativo, que pode ser um Legislativo-Executivo, então para atender o requerimento do Agnelo Guimarães Borges, a Câmara está disposta. Com a prefeitura disponibilizando o material, o espaço nós já temos, que é um museu legislativo. Aí sim teríamos completado a história política de Araxá, lá no museu legislativo, que passa a ser Museu Legislativo e Executivo. Temos espaço físico para isso, a Câmara está à disposição, vou conversar com o prefeito, pois achei a ideia interessante”, finalizou Roberto.

O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, contou que o trabalho dos ex-vereadores foi de fundamental importância para o crescimento de Araxá. “Se hoje temos orgulho de morarmos em Araxá é por causa do trabalho desses cidadãos, que colocaram seus nomes para serem apreciados e eleitos pela comunidade. Com certeza, todos contribuíram junto com o Executivo na construção desta cidade maravilhosa em que vivemos. Temos a obrigação e o dever de dar continuidade a esse trabalho, com muito amor e com muito desprendimento”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *