Logo Jornal Interação

Em Araxá, a escola Araci Pedrelina de Lima recebeu a instalação da Biblioteca da Primeira Infância, projeto idealizado pelo Instituto Brasil Leitor.

Araxá e Tapira receberam a instalação de duas Bibliotecas da Primeira Infância. Na manhã da última quarta-feira, 24, diretores, professores, educadores da rede de ensino e parceiros estiveram na Escola Araci Pedrelina de Lima para inaugurar esse projeto de incentivo à leitura aquiem Araxá. Aescola situada no bairro São Domingos foi beneficiada nessa iniciativa que conta com o apoio da Vale Fertilizantes. O projeto idealizado pelo Instituto Brasil Leitor tem o apoio da empresa por meio da Lei Rouanet e proporciona às crianças acesso a diversos títulos da literatura brasileira.

 A diretora da escola, Luciana Arantes Afonso Vaz, relatou que o local não tinha um espaço adequado para promover atividades em uma biblioteca, pois as professoras o faziam em um canto da sala com os alunos. “Esse projeto vem ao encontro de nosso trabalho, que prioriza a formação da criança leitora. Como é uma biblioteca abrangente, com um material riquíssimo, permite trabalhar todas as áreas do conhecimento, e as crianças vão ser beneficiadas no total. Nós temos aqui 218 crianças do berçário até o 2º período. Ler e brincar são ações indissociáveis”, comentou.

 A bibliotecária coordenadora do Instituto Brasil Leitor, Maria das Graças Monteiro de Araújo Garcia, colocou que a biblioteca conta com acervo de 430 livros e reúnem, ainda fantoches e brinquedos, televisores, DVD e som entre outros equipamentos. “A biblioteca trabalha com a parte de letramento para criança, são 700 itens entre livros e brinquedos, visando a que a criança descubra o universo e o mundo através da leitura e da brincadeira. Essa escola foi escolhida porque faz um trabalho diferenciado junto às crianças e tem um corpo de educadores muito presente. Eles receberam uma formação de oito horas para poderem utilizar o espaço de maneira mais adequada”, explicou.

 Os móveis são lúdicos e baixos, o que permite o acesso direto dos pequenos. Uma atração à parte é o móvel Carrinho-Palhaço, portátil e que pode ser usado em diversos espaços, pois funciona como uma minibiblioteca: acomodando o acervo, os materiais escolares (caneta, lápis e caderno), brinquedos lúdicos e uma lousa magnética.

 Os livros e vídeos abordam, em linguagem adequada para o público infantil, temas como aproveitamento de alimentos, transporte, cuidados com a saúde, inclusão social e direitos humanos. No ambiente há também quebra-cabeças, violões, pandeiros, bumbos e bonecos com características diversas, o que estimula a convivência dos pequenos com a diversidade. “A biblioteca para a primeira infância sempre trabalha lincando o livro e o brinquedo,  para que a criança, dessa maneira, com seus educadores, consiga explorar o universo, assim ampliando o seu vocabulário de várias áreas do conhecimento através do simples ler e brincar”.

 De acordo com o gerente geral do complexo mineroquímico da Vale Fertilizantes em Araxá, Flávio Roberto de Castro, a mineradora, juntamente com representantes do instituto e da Secretaria Municipal de Educação, passou por diversas escolas até escolher a Araci Pedrelina como a contemplada. “Uma coisa que chamou muito a atenção do pessoal do [Instituto] Brasil Leitor, junto com a Vale, foi quando chegamos aqui e vimos a alegria das crianças na chegada da escola e pouco de tristeza na hora de ir embora. Isso mostrava o vínculo das crianças com a escola e vamos fortalecê-lo ainda mais com a Biblioteca da Primeira Infância”, disse.

 O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, elogiou a iniciativa do projeto. “A Vale Fertilizantes, em cima de um projeto da biblioteca da primeira infância, de levar educação e conhecimento para as nossas crianças. Nós estamos aqui agradecidos por ter proporcionado a instalação desse projeto na Araci Pedrelina de Lima”, salientou.

 “É possível aprender brincando e brincar aprendendo. É exatamente isso que a Vale Fertilizantes, juntamente com o Brasil Leitor, está nos proporcionando, desenvolvendo projetos de educação e incentivo à leitura, com o projeto Bibiloteca da Primeira Infância”, acrescentou a secretária municipal de Educação, Maria Célia de Araújo Oliveira.

 Durante a solenidade, foi apresentada, especialmente uma peça teatral com os alunos da Araci Pedrelina de Lima celebrando a chegada do projeto idealizado pelo Instituto Brasil Leitor. Além de Araxá, a cidade de Tapira também recebeu a instalação da Biblioteca da Primeira Infância nesta quinta-feira, 25, às 9h, no Cemei Comecinho de Vida.

 Com a inauguração das Bibliotecas da Primeira Infância em Araxá e em Tapira, ao todo, são nove unidades inauguradas e patrocinadas pela empresa. Já estão em funcionamento as instalações em Cubatão, Cajati e Guará (SP), Uberaba e Patrocínio (MG), Araucária (PR) e Catalão (GO).

 Projeto Brincalendo

 A Vale Fertilizantes promoveu, ainda o Projeto Brincalendo. A ação, também desenvolvida pelo Instituto Brasil Leitor, reúne alunos de6 a10 anos, de várias escolas dos municípios. Durante o período da tarde, as crianças participaram de atividades lúdicas de incentivo à leitura. As cidades de Araxá e de Tapira também foram contempladas com solenidades, sendo realizadas, respectivamente, no ginásio Poliesporitvo do Colégio Dom Bosco, na quarta-feira, 24, e no ginásio do Centro Esportivo da Tapira (Cetap), quinta-feira, dia 25. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *