Destaque »

Representantes da OAB se reúnem com Vereadores na Câmara

19 de junho de 2018 – 0:41 |

Na tarde da última segunda-feira (11), o Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu Vereadores, imprensa e diversos advogados do Município de Araxá para uma Audiência Pública. Ainda participaram membros da Diretoria da 33ª …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Cultura

De olho no IPTU

Carnês do imposto começam a chegar em fevereiro com reajuste.

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vão começar a serem distribuídos pela Prefeitura Municipal de Araxá na segunda quinzena de fevereiro, através dos Correios. O contribuinte receberá o IPTU com reajuste de 6,57% em relação a 2011.

O vencimento da parcela única ou da primeira parcela será no dia 16/03/2012, para o pagamento em parcela única, até a data do vencimento, será concedido um desconto de 8 %. Para o pagamento parcelado, que poderá ser pago em até 10 parcelas, os vencimentos serão nos idas 16 dos meses subsequentes ao da primeira parcela. O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 34,29 (varia de imóvel).

Existe a possibilidade de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nas condições de que o imóvel tenha área construída inferior a 100 m², a renda familiar do proprietário do imóvel seja igual ou inferior a dois salários mínimos, que este seja o único imóvel e que a família resida no imóvel.

Isenção no imposto

“Para requerer a isenção, o contribuinte deverá comparecer à Prefeitura Municipal de Araxá (PMA) com Xerox dos seguintes documentos: comprovante de renda, escritura/contrato de compra do imóvel, carnê do imposto, e, se já obteve isenção do imposto no ano anterior, cópia do documento de isenção”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jorge Borba.

Neste ano ainda deverão ser lançados cerca de 50.000 IPTUs, sendo 35.000 prediais e 15.000 territoriais mais 400 imunes/isentos (Órgãos Federais, estaduais e outros)

A expectativa é que seja arrecadado com IPTU no ano de 2012 cerca de 11 milhões. Para mais informações ligue: (34) 3691-7034.