Logo Jornal Interação

Capal apresenta Programa OQS

11//10/2012- 19:48

Poradmin

out 11, 2012

Reunião será realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Perdizes, no Parque de Exposições, dia 16 de outubro, às 19h.

A Capal, por meio da Assessoria de Comunicação, apresentará no próximo dia 16 de outubro o Programa de Organização do Quadro Social (OQS) para os produtores de Perdizes. A reunião será realizada no Tatersal do Parque de Exposições, situado à rodovia MG 462, s/n, às 19 horas. O objetivo é proporcionar aos cooperados um canal de comunicação com a cooperativa e promover um momento de interação entre os associados e suas famílias.

O Programa de Organização do Quadro Social é uma iniciativa do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, que permite definir e estruturar melhor o quadro social das sociedades cooperativas, estabelecendo um processo dinâmico, sistemático e permanente de integração entre associados e cooperativas. A Capal possui doze comunidades cooperativistas implantadas, com uma média de participação de 32 cooperados por evento. A proposta é enfatizar a importância da organização do quadro social para o entrosamento e desenvolvimento dos associados.

Através das Comunidades cooperativistas, a Capal busca que os resultados pretendidos se concretizem com a união do quadro social e a participação de produtores melhor preparados para a condução da atividade. Com as reuniões de núcleo, a formação de líderes de comunidade, dos conselhos e das Assembleias Gerais e também o desenvolvimento de programas de educação cooperativista, projetos sociais e de capacitação dos associados e seus familiares, a cooperativa atua no desenvolvimento do mercado, fortalecimento da marca e estrutura organizacional.

Para o jornalista e agente de desenvolvimento cooperativista da Capal, Saulo Aguiar, organizar o quadro social é da mais alta importância para consolidação das cooperativas na sociedade e fortalecimento dos cooperados. “É importante todos os associados conhecerem e participarem da vida diária da cooperativa. A fidelização do quadro de associados é o maior objetivo das cooperativas, um trabalho que deve ser contínuo e diário. Entendemos que a melhor forma de estimular essa fidelização e organizar o quadro sócia, é dividir os associados em núcleos, para que, através de seus representantes, participem das Assembleias Gerais, das reuniões com a diretoria, com o Conselho Fiscal, com o Conselho de Administração, com a comunidade. Enfim, os associados e a cooperativa devem viver em harmonia e a organização do quadro social é o caminho para isso acontecer.”

Nova comunidade

A Capal viabilizará uma nova comunidade cooperativista. Os produtores de Perdizes solicitaram a criação de uma comunidade própria, devido às dificuldades para deslocamento até as comunidades mais próximas, como por exemplo, o Sonho Azul e a do Itaipu. O objetivo é facilitar a comunicação entre os cooperados e a cooperativa e, através de palestras, orientar e melhorar o atendimento aos produtores, além de passar as novidades do mercado. A primeira reunião oficial acontece dia 16 de outubro, a terceira terça-feira do mês.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *