Logo Jornal Interação

As eleições municipais de 2012 que definiram a reeleição de Jeová Moreira da Costa (PDT) para os próximos quatro anos registraram 10.969 eleitores que não compareceram aos 210 locais de votação disponibilizados pelo Cartório Eleitoral de Araxá. Esse número corresponde a um percentual de 15,54% do eleitorado araxaense, provocando a presença de 59.628 votantes dos 70.597 cidadãos legalizados com a justiça eleitoral.

De acordo com o promotor eleitoral, Fábio Soares Valera, este número de abstenções está dentro da média estadual obtida no pleito de 2012. “Em Minas Gerais, foi 16,36% de abstenção no Estado. Em Araxá, tivemos 15, 54% portanto está dentro da média estadual. O Estado que teve menor número de abstenção foi Sergipe, com 7% de abstenção. O Estado onde houve o maior número de abstenção foi o Maranhão, com 19,6%, portanto quase 20% dos eleitores não compareceram às urnas”, afirmou.

O promotor relatou que o número de abstenções comparado ao das eleições passadas, de 2008, foi bem próximo em Araxá no que concerne aos cargos do Executivo e Legislativo, quando o pleito registrou 8.555 pessoas que não votaram, 12,91% do eleitorado araxaense, que era de 66.280 cidadãos daqui do município mineiro. “A pessoa não tem em quem votar. Desmotivada com o panorama político das candidaturas que se apresentam ou não se convenceu pelas propostas apresentadas durante a campanha simplesmente ignora a eleição e não comparece. Ela prefere ir ao cartório eleitoral e justificar seu voto”, ressaltou o promotor.

Segundo Fábio Valera, abster do voto também faz parte do processo democrático. “A democracia lamenta, porque, queira ou não o cidadão, o município vai ser governado por alguém. Então o ideal seria o comparecimento maciço para que se defina, na plenitude democrática, quem será o mandatário do município nos próximos quatro anos, mas, enfim, isso também é democrático, é uma forma de manifestar seu descontentamento ou a sua descrença com as propostas apresentadas, então, faz parte também da democracia”, destacou.

O eleitor que não votou no dia 7 de outubro já pode ir ao cartório eleitoral de Araxá, localizado na Rua Padre Alaor, próximo ao Estádio Municipal Fausto Alvim, para justificar a sua ausência. “Os eleitores que não compareceram e não justificaram anteriormente o voto possuem um prazo de 60 dias para justificar sua ausência de comparecimento, no cartório eleitoral de seu município. No cartório de Araxá, o eleitor preenche um formulário com os dados pessoais e com a justificativa já disponível [que pode ser de viagem, por exemplo]”, colocou Valera.

Caso o eleitor não justifique, sanções da justiça são aplicadas como o responsável não poder participar de concurso público e, se o cidadão ficar sem justificar em três eleições, ele perde o seu título eleitoral. “É muito importante que se faça essa justificativa para manter a sua cidadania”, complementou.

Votos brancos e nulos

 Na última eleição para prefeito e vereadores, os votos brancos foram de 932, 1,61% do eleitorado de 2008. Esse número aumentou para 1.298 em 2012. Já nos votos nulos, a quantidade diminuiu de 2.348 (3,77%) para 2.249 (3,77%) em 2012, mas se manteve esse percentual.

Esse percentual se manteve diante do número de pessoas que foram às urnas tanto em 2008 quanto no ano de 2012. O número de eleitores que compareceram às urnas foi de 57.725 de 66.280 do eleitorado araxaense no ano de 2008. Já neste ano, o número de comparecimento de eleitores para votação aumentou: 59.628 de 70.597 do eleitorado.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *