Logo Jornal Interação

História do Futebol Araxaense

14//01/2012- 13:00

Poradmin

jan 14, 2012

Por: Alcino de Freitas.

Hoje vamos contar a história de uma equipe amadora local muito simpática e que tem uma diretoria bastante atuante. Trata-se do Grêmio Recreativo Esportivo Industrial (GREI), que tem data de fundação em20/1/78. Apesar de não termos, com certeza, o nome de seus fundadores, podemos afirmar que o primeiro presidente do clube foi o senhor Nadir Barcelos, tendo como vice-presidente o senhor Wender Dias Duarte e como tesoureiro o senhor Clovis Barreto. A empresa da época de sua fundação era a Arafértil, que, com o passar dos anos, sofreu diversas modificações, inclusive em sua denominação patrimonial, mascujasede permanece no endereço de sua fundação, situada naAvenida Arafértil, 3.599. A sede conta com um campo de futebol com medidas oficiais, sendo 110m x 75m, aliás,o único campo que tem essas dimensões em nossa cidade.Possuitrêscampos de futebol “society”, trêspiscinas, duassaunas, duasquadras para jogar peteca e uma quadra poliesportiva. Apesar de ocampo ainda não ter um nome definido, é todo cercado com alambrado, contando com doisvestiários e cabine para imprensa.  Tem salão de festas e a sede é frequentada pelos funcionários que se tornaram sócios, e que atingiu um número expressivo de 300, e para os atletas que atuam pelo GREI.

O atual presidente do GREI é o jovem e dinâmico Alessandro Estefano Benedito, nascido no dia 14/6/1975, filho de Jorge Luiz Benedito e de dona Maria Aparecida da Silva.Seu vice-presidente é Tiago Fonseca e seu tesoureiro, Sebastião Eurípedes Rafael. Seus demais diretores são: Denirson Pereira, Eurico Geraldo, Benedito Adão, Júlio César Gomes, Hiran Martins, Antônio Carlos de Menezes, Márcio Cândido Rosa, Emerson Bananal, Carina Araújo e Galaias Galdino.
O primeiro nome do clube era Associação dos Funcionários da Arafértil (AFA), e sua cor era verde e branco.Quem comandava na época era Vanderlei Goulart, José Eustáquio (Negão) e João Jairo Coutinho (Pinóquio). Atualmente o clube se chama Associação dos Funcionários da Vale (AFV) e as cores da empresa mudarampara azul e branco.
Em 2002, quem estava à frente da equipe era Walter de Jesus(Tibiriçá) e Marcos de Fátima Ferreira(Marcão). O time havia subido para a primeiradivisão do campeonato amador local, juntamente com a equipe do Malvinas. Disputou o campeonato em 2003 e, sem saber por que, ficou desativado portrêsanos. Foi então, quando José Eustáquio (Negão) procurou o diretor do clube da AFA, o Alessandro, e pediu que reativasse o GREI. Em janeiro de 2007, Sebastião Eurípedes Rafael assume a presidência, tendo como vice,Cacildo Reinaldo Silva. No final do ano, o time volta àprimeiradivisão, mais uma vez ao lado da equipe do Malvinas. No ano seguinte, deu-se a modificação na diretoria. Alessandro Estefano Benedito assumiu a presidência, tendo como vice, Tiago Fonseca, e Sebastião Eurípedes Rafael foi deslocado para a tesouraria.
O GREI continua recebendo atletas que não são necessariamente funcionários da empresa. A empresa ajuda o time, que hoje conta com uma escolinha de futebol e com um time de juniores. Em 2008, foi criado o já tradicional “Torneio Nilo Lucchesi”, que, em seu primeiro ano, foi disputado por quatroequipes, sagrando-se campeão otricolor do bairro Santo Antônio,Vila Nova. Este ano, dar-se-á sua quintqaedição e deverá contarcom oitoequipes (Grei, Vila Nova, Dínamo, Gef, Tigrão e Ipiranga, restando somente duasvagas para outros quequeiramparticipar). Outros campeões do Torneio Nilo Lucchesi são: em 2009, o Dínamo,sendo o torneio disputado na AFA,com oitoequipes. Em 2010, o campeão foi oGef. Torneio disputado com oitoequipes e dividido em duaschaves de quatro, pela primeira vez, sendo uma jogada na AFA e a outra no campo do Gef. Em 2011, o Gefvoltou a vencer, sendo o torneio disputado em duaschaves de quatro: uma na AFA e a outra, no campo do Vila Nova Futebol Clube.
O elenco do GREI, para a temporada de 2012, contará com:
Goleiros: Fabinho e Alan.
Lateraisdireitos: Lucas Manguinha e Paulo André.
Laterais esquerdos: Rafael Lemos e Túlio.
Zagueiros: Rafael Carezzato, Lucas Lemos, Alisson Henrique, Cassiano, Miquimba e Alex.
Volantes: Fernando Henrique, Monstrinho, Hermano e Princesa.
Meias: Netinho, Robson, Leandro Perez, Cristian, Edu Manga e Paulo Henrique.
Atacantes: Fabrício Caceba, Alisson, Rafael Tixa, Wagner Love, Bebeto e Tiago Lara.
Treinador: Wellington(Benbão)
Auxiliar: Leandro Rosa.

Por: Alcino de Freitas.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *