Logo Jornal Interação

Fundação Cultural Acia prepara uma programação especial que envolve arte, cultura, lazer, entretenimento, saúde, educação e bem-estar para um grande público.

A Fundação ACIA promove, em Araxá, o Fest Criança 2012. Uma superfesta para comemorar, durante toda a semana, nos próximos dias 9 a 12 de outubro, o Dia das Crianças. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A verba captada para a parte cultural do Fest Criança é de R$ 200 mil, por intermédio da Lei Rouanet.

Reviva a emoção de ser criança, venha compartilhar momentos de alegria e diversão com seu filho! Araxá vai se tornar um verdadeiro centro de cultura, lazer, esporte e diversão para todas as crianças.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural ACIA, Valda Eurides Alves Sánchez, a programação do Fest Criança foi dividida em três focos, sendo que a primeira foi o início da apresentação de esquetes teatrais, que esta semana aconteceram nas escolas da cidade e que também serão realizadas nas principais ruas e avenidas comerciais de Araxá. Os atores do grupo de teatro da Fundação ACIA se apresentam levando alegria e descontração para todos.

“O segundo foco é a saúde da gestante e da criança, porque entendemos que a criança começa a ser gerada na barriga das mamães. Para isso, temos uma parceria com a Fama [Fundação de Assistência a Mulher Araxaense] e a Fundação Abrinq. Então, no dia 10, teremos um dia todo de atividades no Centro de Atendimento à Criança [CAC], tudo voltado para a saúde, com o teste da orelhinha, saúde bucal, Grupo de Estimulação Precoce, sessão de fotos, teatro e brincadeiras”, explicou Valda.

Ela destacou também que no dia 11 haverá atividades voltadas para as gestantes no Centro de Atendimento à Mulher (CAM). “Teremos palestras sobre os cuidados básicos do bebê, um curso sobre gestantes, tem também sessão de fotos e a montagem da farmacinha. A gestante já sai de lá com a farmacinha montada, com aqueles produtos básicos que serão usados nos primeiros dias de vida do bebezinho e, no final da tarde, teremos um café com a família, pois é um momento muito especial, não só para ela, mas para todos que estão à sua volta”, complementou.

Toda a programação do Centro de Atendimento à Criança e do Centro de Atendimento à Mulher é gratuita. Os interessados devem fazer uma inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (34) 3662-9328.

O terceiro e último foco do Fest Criança será voltado para arte e entretenimento. “Este evento acontecerá do dia 9, terça-feira, até o dia 12, sexta-feira, e as atividades acontecerão no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim. Nós teremos terça, quarta e quinta, das 14h às 20h, sendo que das 14h até às 18h, será Rua de Lazer, palhaço, brincadeiras, uma porção de atividades e todos os dias às 18h30 uma apresentação teatral e de dança”.

O espetáculo Mágico de Oz será apresentado pela CDK, na terça-feira, dia 9; o Contosclown Fábrica de Contos vai ser exibido pelo Grupo Fratelo na quarta-feira, 10; a Cia Circunstância apresentará Palhaços à Vista, na quinta-feira, 11. O ponto alto do Fest Criança acontecerá no dia 12 de outubro, com a rua do lazer e muitas brincadeiras acontecendo de 8h às 12h, também no estacionamento do Estádio Fausto Alvim. Uma série de parceiros estará participando do Fest Criança 2012 e disponibilizando várias atrações para a criançada. Toda a programação é aberta à população em geral, com entrada franca.

Segundo Valda, é a primeira vez que o Fest Criança será realizado com essa programação da parte cultural. “Na verdade, a semana da criança sempre teve atividades no comércio, que é a parte comercial da Acia, e fizemos também parceria com o Integração Criança e a Fama, para desenvolver essa parte da saúde. Essa parte cultural da Lei Rouanet é a primeira vez que acontece. Elaboramos um projeto, mandamos, foi aprovado e conseguimos a captação através da CBMM e por isso que o projeto se ampliou. Foi captado um valor de R$ 260 mil”, colocou.

Valda afirmou que o projeto quer atender toda a família araxaense com muitas atrações de lazer, entretenimento, saúde, bem-estar, educação, arte e cultura. “Araxá nunca viu um projeto como este, com essa envergadura. Então, acho que vamos atender aí bastantes crianças. Esperamos fazer os empresários do comércio felizes e toda a família. Nós temos a preocupação de ter várias frentes, porque entretenimento, arte e cultura são importantes, mas não podemos deixar de lado também o bem-estar, a saúde e a educação. E também, enquanto fundação dentro da Associação Comercial, não podemos esquecer o fomento ao comércio e à nossa economia”, finalizou.

O encerramento do Fest Criança se dará no próximo dia 12 de outubro, com a realização do Integração Criança, evento promovido pela TV Integração, afiliada da Rede Globo. Além da emissora, outros parceiros apoiam a iniciativa como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Tiro de Guerra, Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Araxá Esporte Clube, CAC e CAM [mantidos pela Fama] e Fundação Abrinq.

A expectativa de público para o Integração Criança é de 5.000 crianças. Nos outros dias, o número estimado de público é de cerca de 3.000 pessoas.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *