Logo Jornal Interação

Livro ‘A história do futebol araxaense em crônicas,

do jornalista Alcino de Freitas

 

Foi cancelado o lançamento do livro do jornalista Alcino de Freitas, que estava previsto para amanhã, dia 21 de março, em Araxá, no Teatro Municipal.

O motivo são as restrições impostas pelo Ministério da Saúde e da Prefeitura de Araxá por causa da pandemia da Corovid-19, causada pelo Coronavírus.

O livro, que já está pronto para chegar às livrarias, chama-se “A história do futebol araxaense em crônicas” e possui 212 páginas recheadas de histórias e fotos do futebol de nossa terra, contada pelo jornalista que viveu as últimas oito décadas acompanhando, vivendo e respirando o futebol de Araxá.

O lançamento seria no Teatro Municipal, às 16 horas, com a presença de amigos, familiares, autoridades e músicos da cidade, visto que Alcino, além de jornalista, era também compositor.

O livro é uma compilação de crônicas divulgadas aqui no Jornal Interação, que contam a história do futebol araxaense, revisadas, editadas e ilustradas por membros da família de Alcino. Uma verdadeira enciclopédia histórica que narra a saga do futebol de Araxá, desde a velha rivalidade entre Najá e Ipiranga, as conquistas do Araxá Esporte, o crescimento do futebol amador e a história das verdadeiras personalidades do esporte bretão em Araxá, como Walter Natal, Nélio, Formiga, Bejo, Zé Pires, Pedrinho, Helinho, Cláudio, Ganso, Agnaldo e muitos outros.

O Jornal Interação entrevistou o jornalista João Batista de Freitas, irmão de Alcino, que é o responsável pela edição do livro, juntamente com outro irmão de Alcino, Nicanor de Freitas Filho.

INTERAÇÃO: Como surgiu a ideia de transformar as crônicas de Alcino de Freitas em um livro?

JOÃO BATISTA: Ainda em vida, Alcino havia me confidenciado o desejo de editar este livro, até consta esta sua vontade em uma de suas crônicas. Mas, devido à sua grave doença ao final da vida, não foi possível o lançamento do livro, mesmo porque não conseguimos, à época, o patrocínio de uma grande empresa de Araxá, mas após a morte do meu irmão, a família se reuniu e resolveu publicar o livro a qualquer custo!

INTERAÇÃO: O que contém, exatamente, o livro ‘A história do futebol araxaense em crônicas’, apesar de o nome já nos dar parte desta informação…

JOÃO BATISTA: Realmente. São 45 crônicas e muitas fotos, em 212 páginas, divulgadas neste jornal, que publicamos em uma edição histórica para aqueles que amam o futebol, em especial o futebol de Araxá, assim como os seus personagens. O livro conta ainda com fotos históricas do acervo de Alcino, como a seleção brasileira com a camisa do Najá e do Ipiranga, Pelé pescando no Barreiro, além de muitas histórias e casos engraçados.

INTERAÇÃO: Por que foi cancelado o lançamento que ocorreria amanhã, sábado?

JOÃO BATISTA: Por conta da recomendação do Ministério da Saúde e do Governo  Municipal, o lançamento, que seria realizado no Teatro Municipal,  com a presença de familiares, amigos, autoridades e alguns músicos foi adiada, sem data ainda de ser retomado. Estamos verificando agora a possibilidade de distribuir o livro para venda em livrarias de Araxá

Mesmo com o cancelamento do evento de lançamento do livro, gostaria aqui de agradecer o patrocínio do Sintha – Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de  Araxá e o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e da Fundação Calmon Barreto.

Assim que tivermos a confirmação da nova data, após o passamento desta pandemia, que acreditamos seja logo, informaremos a todos.

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *