Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

30//01/2020- 17:54

PorEditor1

jan 30, 2020

“SAUDADES DOS ANOS 60”

“NOS TEMPOS DA JOVEM GUARDA”

POR FRANCISCO JOSÉ GÉA

Parte 1

“O INÍCIO”

Era setembro de4 1965, quando influenciados pelo surgimento, nos Estados Unidos, do rock’n roll, que foi comandado principalmente pela figura máscula do jovem Elvis Presley, o rei do rock mundial,  que inspirou, aqui no Brasil, o surgimento de um movimento musical idêntico aquele, mas que aqui teve muita força, pois este movimento foi muito além da música, pois ele até influenciou no comportamento dos jovens, na sua maneira de falar, nas suas gírias e até nas roupas. O ano de 1965, marcou como o ano em que surgiu a “Jovem Guarda”.

 

“OS ANOS 60”

Toda a arte é o reflexo de sua época, sendo que é  através dela é que podemos analisar e interpretar os anseios de um povo. E foi justamente durante os anos 60, que surgiram as grandes manifestações culturais e musicais de nossa era. Sendo que este fenômeno foi um acontecimento mundial, e aqui no Brasil, este acontecimento foi proporcionado pelo surgimento de uma geração de grandes artistas, todos com muito talento, com bastante romantismo e com uma musica simples, alegre, bonita e romântica, com um rítimo bem moderno e que até hoje agrada e diverte a todos.

 

“AS JOVENS TARDES DE DOMINGO”

Foi um tempo histórico e inesquecível para a MPB. Era talvez, quase como um estado de espírito, quando os jovens misturavam a realidade com desejos e promessas, mas com um sentimento de transformações sociais, junto com uma vontade de promover mudanças culturais e também políticas. Pois a revolução de 64, era coisa recente e a gente sabia que havia algo, novo e relevante na vida daqueles jovens.

Houve uma conjunção astral tão rara e que proporcionou o surgimento destas várias manifestações culturais e musicais, inclusive foi a época do surgimento dos Beatles, de Elvis, da Tropicalia e dos Festivais de Música, sendo que tudo favoreceu para AS JOVENS TARDE DE DOMINGO, que era o horário em que acontecia um programa de TV, da TV Record, que ia ao ar, sempre aos domingos,à partir das 17 horas e que se intitulava de “A JOVEM GUARDA”.

 

“O PROGRAMA: “A JOVEM GUARDA”

A TV Record, na época, um dos melhores canais de TV do Brasil, com sede em São Paulo, já mantinha uma linha de grandes programas e shows, alguns como “O Fino da Bossa”, comandado por Elias Regina e Jair Rodrgiues, o “Bossaudade”, com Elizeth Cardoso e Ciro Monteiro, além dos aclamados e inesquecíveis “Festivais de Música”,, necessitava de um programa musical feito por jovens e para os jovens, pois a música da juventude, já era uma realidade.

Esta nova maneira de cantar e encantar era precisa ser vista e mostrada, pois os antigos e inocentes rockinhos dos irmãos Campello, Tony e Celly Campello, tais como “Estúpido Cupido” e “Pobre de Mim”, já estavam superados e não mais encantavam os jovens dos anos 60. Agora o rock era mais dinâmico, os tempos eram outros, a música era outra e era cantada por uma nova geração de muito talento.

 

“COMO SURGIU O NOME DO PROGRAMA”

O nome do programa foi idealizado pela Agencia de Publicidade Magal Maia & Prospen” e quem teve a idéia de batizar o programa musical, de jovens cantores com este título foi o gerente executivo de nome Carlito Maia, e que foi copiado de uma frase do líder comunista russo, LENIN (Wladmir Ilitch Yyanov), que assim se referia à juventude comunista russa, como “A Jovem Guarda do PC”.

 

 

 

 

 

“O COMANDO DO PROGRAMA”

Foi entregue para 3 novos talentos, em uma feliz iniciativa da direção artística da TV Record, sendo que estes jovens foram considerados como o “Tripé Básico da Jovem Guarda”, e que haviam surgido recentemente e que estavam encantando a todo o pais.

O comando geral ficou a carga de ROBERTO CARLOS, que logo foi apelidado de “O REI”, sendo secundado por ERASMO CARLOS que era o “TREMENDÃO” auxiliados pela jovem “WANDERLEA”, apelidada de “TERNURINHA”, sendo que estas expressões foram cunhadas e registradas por quem entendia muito de propaganda e marketing e por isto são conhecidos até hoje.

O programa foi para o ar, pela primeira vez em setembro de 1965, ficando até outubro de 1968, sendo que ele foi fundamental para a história da moderna música popular brasileira.

A Jovem Guarda, ficou no topo da audiência por muito tempo, e foi quando teve a oportunidade de lançar grandes talentos da nossa música como: MARTINHA, MARCIO GREYCK, RONIE VON, LEO E LILIZN, RENATO E SEUS BLUE CAPS, OS VIPS, OS INCRIVEIS, JERRY ADRIANI, VANUZA, EDUARDO ARAUJO, SILVINHA, SÉRGIO REIS, WALDERLEY CARDOSO, LAFAYETE E S/ CO NJUNTO, KATIA CILENE, PAULO SERGIO, EDI WILSON, TRIO ESPERANÇA, ROBERTO LIVI, TRIO TERNURA, DEMETRIUS, SÉRGIO MURILO, THE JET BLACKS, OS CARBONOS, MARIZA FABIANI, e um montão de outros jovens músicos, todos com muito talento.

 

( continua na próxima edição)

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *