Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

9//01/2020- 18:55

PorEditor1

jan 9, 2020

 

“REPORTAGEM POSTUMA”

“O TALENTO DE UM ARTISTA ARAXAENSE”

“ALCINO DE FREITAS”

Por Francisco José Géa

24 de março de 1942

09 de agosto de 2019-12-26

Parte final

 

 

 

A CARREIRA MUSICAL DE ALCINO DE FREITAS”

Corria o ano de 1970, época em que ocorre os grandes festivais de musica, sendo que naqueles tempos, era a TV RECORD, concorrente da TV TUPI, quem promovia, com enormes sucessos aqueles festivais musicais. Entretanto, ninguém ainda, havia promovido um Festival de músicas sertanejas. Então, em uma tarde, em uma reunião dos diretores artísticos da TV e Rádio Tupi de São Paulo, ficou decidido pela realização do “1° Festival de Música Sertaneja” do Brasil, que foi realização dos srs. SALATIEL COELHO, CASSIANO GABUS MENDEZ, INEZITA BARROS e de um jovem idealista, recém chegado de Minas, o Sr. ALCINO DE FREITAS, que  também participou desta histórica reunião. Sendo que ele, registrou a sua musica, (letra e música), intitulada de “BOIADA”, sendo que esta sua composição foi a 1ª música a ser inscrita naquele festival.

 

“O SUCESSO”

No festival a música “BOIADA”, foi defendida pela dupla de cantores “TUPI e TAPÕA, logrando-se classificar em 2° lugar, já que foi um grande feito, para um jovem desconhecido compositor, que disputou palmo a palmo, com nomes consagrados e aplaudidos com os de NONO BASILIO, MARIO ZAN, CORNELIO PIRES, ZICA BERGAMIM, LOURIVAL DOS SANTOS, TEDY VIEIRA, MANEZINHO ARAUJO, TIÃO CARREIRO e muitos outros nomes famosos.

Este 2° lugar foi a sua consagração, sendo que a partir daí, ALCINO DE FREITAS tornou-se um nome bem conhecido nos meios artísticos de São Paulo.

Há de se registrar, que este seu primeiro sucesso, “BOIADA”, foi gravado pela dupla sertaneja DONO FRANCO e MORACY, e foi registrado pela gravadora CHANTECLER, em disco de vinil (LP).

 

“OUTRAS COMPOSIÇÕES”

Ao longo dos anos, compôs e gravou dezenas de outras musicas sertanejas, entre as melhores, há o destaque  para as seguintes: “BEIJOS DE LOUCURA”, “DIAS DE RODEIO”, “UMA CANÇÃO PARA MAMÃE”, “MEU VELHO CARRO DE BOI”, “SAUDADE”, “PONTEIO NA MINHA VIOLA”, “VIOLA, MINHA VIOLA”, discos estes que foram gravados entre alguns por gente como: “DUO SIRIEMA, IRMÃS  GALVÃO, “PEDRO BENTO E ZÉ DA ESTRADA, FRED E ZÉ PAULO, INEZITA BARROSO, MARCELO COSTA, LIO e LEO e outros nomes.

 

“BOIADA”

Nos tempos em que havia o “ranking” das Paradas de Sucesso, nas emissoras de rádio, a música “BOIADA” permaneceu em 1° lugar nas paradas por 4 anos seguidos de setembro de 1970 até novembro de 1974

 

“VIOLA MINHA VIOLA”

Esta composição era tão boa, que em meados dos anos 70, ela foi escolhida pela cantora e apresentadora sertaneja INEZITA BARROSO, para ser o título de seu programa musical-sertanejo, que foi apresentado, durante muitos anos, pela TV CULTURA de São Paulo com enormes sucessos.

 

“UM INOVADOR DA MÚSICA SERTANEJA”

Por volta dos anos 70, ainda residindo em São Paulo e notando que a música sertaneja já havia conquistado o seu espaço e notando que ainda existiam alguns antigos preconceitos para a música sertaneja e que foi o seguinte: “Antes deste encontro entre os  dois compositores (ALCINO DE FREITAS e NONO BASILIO), as letras das músicas sertanejas eram cantadas e escritas de modo errado, ou seja eram cantadas e escritas da mesma maneira que os “ROCEIROS” ou seja o pessoal da roça falavam, ou seja: Os cantores de música sertaneja, que naqueles tempos eram também chamados de cantores de “MÚSICA CAIPIRA”, então eles fizeram um “pacto”, que daquele dia  em diante as músicas sertanejas seriam cantadas e escritas de modo correto, conforme manda a grafia em português. Pois antigamente os cantores, cantavam assim: CABOCA PRA MIM AGRADÁ, JÁ CMPRIU O SEU DEVE, QUANDO CHAMOU O  SEU AMADO PRA VIR PRA VANCE NUM SABE ME CORRESPONDE, MARVADA AGORA AGORA EU QUERO VE OCE DESAPARECE”

Era um verdadeiro horror, para a nossa  língua e para a nossa cltura.
Então, desde este dia, com esta intervenção nosso ALCINO DE FREITAS e de NONO BASILIO, os cantores sertanejos mudaram o seu estilo, oferecendo a oportunidade da verdadeira música sertaneja, mudar o seu rumo e conseguir a sua consagração nacional.

 

“PAULO SÉRGIO E SERGIO REIS”

Como era uma pessoa muito antenada em tudo que acontecia, principalmente com o mundo das artes e da música, por volta dos anos 70, notando que o auge e a febre do movimento musical da “JOVEM GUARDA” , já estava chegando ao seu final, em sua grande jogada, resolveu em convidar algum cantor daquele grandioso e histórico momento musical, para ingressar na música sertaneja, sendo que o primeiro nome que ele convidou foi o de PAUÇP SÉRGIO. Sendo que PAULO SÉRGIO ouviu o convite, mas declinou desta aventura. Então, certo dia, ALCINDO DE FREITAS, nos estúdios da Rádio TUPI de S. Paulo, teve um encontro com o cantor e criado do eterno “CORAÇÃO DE PAPEL”, SÉRGIO REIS”, que aceitou  a oferta, na hora. Sendo que até hoje, SÉRGIO REIS é um dos nomes mais importantes da musica sertaneja, graças, tudo isto, a ALCINDO DE FREITAS, que viu nele um ótimo interprete.

A estrela de SERGIO REIS na música sertaneja, deu-se  por intermédio da música “BOIADA”, uma composição de ALCINO DE FREITAS, sendo que SERGIO REIS, ficou muito grato a ALCINO DE FREITAS, e todas as vezes em que se apresentava aqui na cidade, ele procurava o velho amigo ALCINDO, para que eles pudessem por o “papo” em dia e matar saudades dos tempos do rádio paulista, onde ambos eram os melhores.

 

“OUTRAS ATIVIDADES”

Cansado da vida agitada em São Paulo, ACINO DE FREITAS, residiu em algumas outras cidades, como URAÍ (PR) , GUARULHOS (Sp) e PORTO VELHO (RO), até voltar a sua querida terra natal ARAXÁ.

 

“EM ARAXÁ”

Aqui, virou comentarista esportivo, tendo atuado como locutor esportivo nas Rádios Imbiara, Cidade, Rádio Operário e etc. Foi colaborador dos jornais “O PLANALTO”, “CORREIO DE ARAXÁ” e ultimamente prestava os seus serviços para o nosso “INTERAÇÃO”.

Também foi dirigente esportivo, sendo ele um dos fundadores do antigo e extinto time de futebol profissional do “UFA” ou seja do “UNIÃO FUTEBOL CLUBE DE ARAXÁ”. Enfim, “ALCINDO DE FREITAS”, foi uma figura ímpar das cidades de ARAXÁQ, sendo ele uma pessoa que merece o nosso respeito e a nossa consideração, por tudo aquilo que ele fez em prol da música sertaneja, das imprensa, do rádio e do esporte, de nossa cidade. Este meu amigo, sem dúvida alguma, vai fazer muita falta e vai deixar muitas saudades.

(FIM)

Francisco José Géa

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *