Logo Jornal Interação

Mesários e presidentes de seção participaram da 2ª etapa do treinamento no Colégio Dom Bosco.

A 17ª Zona Eleitoral [Araxá e Tapira] reuniu cerca de 500 mesários para a segunda etapa do treinamento para os mesários nas eleições 2012. Ao todo, 840 mesários trabalharão no dia 7 de outubro, em 210 sessões distribuídas em 27 locais de votação. A primeira etapa ocorreu no último dia 15 e reuniu os outros 340 voluntários. Além dos mesários, os presidentes de seção também estiveram presentes neste treinamento. O objetivo é orientar quem vai participar do processo eletivo.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Araxá, Fabrício Eustáquio Marra Borges, o treinamento é uma maneira de auxiliar mesários, presidentes de seção e secretário para que tudo ocorra muito bem no dia 7 de outubro. “O treinamento é para quem não conhece o funcionamento da urna, mas também, a quem trabalha como voluntário, é de fundamental importância acompanhar esse treinamento. Vamos tratar da logística no dia da eleição, entrega e recolhimento de urnas, novidades que a urna por ventura venha trazer”, disse.

Fabrício ainda explicou que o mesário que participa da eleição tem direito a dois dias de folga caso trabalhe com carteira assinada. “Ele tem direito a dois dias folga. Para ser mesário voluntário ou exercer uma outra função, é preciso preencher certos requisitos que é ser maior de 18 anos, não fazer parte de diretório de partidos e não ser parente de candidatos”, complementou.

Outros direitos garantidos pelos mesários perante a lei é de auxílio-alimentação para o dia da eleição. Sua participação no pleito serve também como vantagem em desempate no concurso público, se o edital previr este item e créditos em disciplinas em instituições de ensino, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais.

Antônio Humberto Duarte da Cruz, presidente da seção 49, situada no Colégio Atena, trabalha nas eleições desde seus 18 anos e destacou que é importante contribuir voluntariamente para o crescimento do País. “Hoje eu tenho 51 anos e gosto de fazer o que faço, pois é fundamental contribuir para o sucesso da democracia no País”, colocou. “Estou com expectativa enorme, pois é a primeira vez que participo. Vou prestar atenção ao treinamento e espero ser uma experiência enriquecedora em minha vida”, afirmou Mariana Godói da Silva, de 22 anos, enfermeira.

No treinamento, foram passadas algumas dicas que ajudam todos a alcançar o êxito desejado nestas eleições. Em 2012, aquela correria habitual de presidente de seção carregar a urna para o local da apuração, que será na Expominas, não vai existir mais, pois o administrador de prédio [local da votação] está encarregado de exercer esta função.

Quem for trabalhar na eleição, chegar a partir das 6h da manhã no local da votação. “Vocês precisam receber a urna oficial do prédio, conferir se a urna pertence à sua seção, verificar o caderno de votação. Isso tudo precisa ser feito das 7h às 9h e ficar atento. É preciso saber como desembalar a urna e como ligar na tomada, que tem um jeito certo de ser ligada. Alguns diretores de algumas escolas já deixam as salas organizadas, mas, se isso não acontecer, vocês precisam organizar”, explicou a instrutora do curso, Bárbara Armando.

Na mesa, devem constar o presidente, o primeiro e segundo mesários e o secretário, este último encarregado da entrada e saída de pessoas do local. Outro ponto importante que deve ser verificado no dia, a posição da cabine de votação. “Ela deve ser verificada com cuidado. A cabine de votação não deve ficar em frente a janelas, pois, dependendo de seu posicionamento, a pessoa que está fora do local pode olhar o voto do eleitor. Então, por isso, a cabine não pode ser em frente a janelas. O local deve ser posicionado para proteger o voto”, acrescentou.

No dia da eleição, qualquer dúvida que surgir, os contatos da 7ª Zona Eleitoral estarão disponíveis – (34) 3662-9270 e (34) 3661-1511 – para maiores esclarecimentos.

Em Araxá, 69.849 pessoas estão aptas para votar, exercendo a sua cidadania, no dia 7 de outubro, para eleger o prefeito e vereadores [no caso de Araxá, são 15] e na cidade de Tapira, este número de votantes aptos é de 3.874 eleitores [em relação a Tapira, a quantidade de cadeiras para o legislativo é de 9 vereadores].

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *